Encontrar um novo emprego após os 40 anos: dicas que podem ajudar

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
25/05/2022
Encontrar um novo emprego após os 40 anos: dicas que podem ajudar

Ao procurar um emprego depois dos 40 anos, pode ser confrontado com algumas dificuldades e mitos. Vamos desvendá-los e descobrir como melhorar a sua atitude para obter mais oportunidades de entrevistas e propostas.

LIDAR COM O PRECONCEITO FACE AO FATOR IDADE

Mudar de carreira ou conseguir um novo emprego após os 40 pode parecer-lhe muito difícil, mas acredite está no auge das suas capacidades.

Principais mitos associados:

  • devido à idade poderá não gostar de trabalhar com equipas mais jovens;
  • ter um superior hierárquico jovem poderá ser um entrave;
  • ter maior dificuldade em lidar com a mudança;
  • o nível de energia é menor o que resulta em perda de produtividade;
  • é menos inovador que um profissional mais jovem.

O QUE FAZER?

Tenha uma resposta preparada e que comprove que os pressupostos não se aplicam ao seu perfil. Realce por exemplo experiências em que trabalhou com equipas mais jovens, projetos ou procedimentos em que a inovação imperou, demonstre que não tem qualquer problema em ser gerido por alguém mais novo e que compreende e respeita a hierarquia. A atitude face ao preconceito depende de si.

DICAS QUE PODEM AJUDAR

  • Pare, reflita e trace objetivos. O tempo de luto após uma situação de desemprego é necessário e precioso para digerir a situação. Respeitar o seu tempo é essencial para refletir sobre o que vai fazer, planear uma solução, definir uma estratégia. Seja resiliente e acredite nas suas capacidades face às adversidades.
  • Atualize o seu currículo: é especialmente importante caso já esteja na mesma posição há bastante tempo. A sua posição evoluiu certamente (quer em tarefas, programas informáticos utilizados, etc.) por isso, certifique-se que atualiza o seu currículo em conformidade. Uma vez que tem mais experiência, é ainda mais importante criar várias versões do seu currículo, de modo que possa ter uma maior escolha de vagas de emprego. Junte ao CV, links, artigos ou trabalhos que tenham sido publicados (os mais relevantes).
  • Mostre que é inovador e que tem conhecimentos técnicos: um mito comum é que os trabalhadores mais experientes são um pouco menos exigentes e inovadores do que os trabalhadores mais jovens. Realce o uso de diferentes softwares, siga MOOKS (cursos abertos online e gratuitos), esteja por dentro das tendências do mercado na sua área, etc.
  • A sua experiência é a sua força: ter à partida mais experiência é a sua vantagem em comparação com os perfis mais jovens. Certifique-se de que dá ênfase a isso. Mostre como pode ser uma mais-valia para a empresa a que se está a candidatar.
  • Recicle e atualize conhecimentos: A formação é importante em qualquer idade. Procure formações que possam ser uma mais-valia para o seu currículo. Saber línguas é muito importante, assim como trabalhar com as novas tecnologias. Aposte naquilo que o faça evoluir nas suas funções.
  • Invista na sua marca pessoal. É incontornável a importância das redes sociais como ferramentas de marketing pessoal, sobretudo o Linkedin. Partilhe conteúdo relevante dentro da sua área profissional. Avalie a possibilidade de criar um site pessoal, blog ou página sobre a sua área profissional. Saiba como melhorar a sua presença online para encontrar emprego. Estas medidas podem gerar possibilidades de trabalho. Ter uma rede de contactos profissionais benéfica para a empresa a que se candidata pode ser uma mais valia.
  • Prepare-se para a entrevista de emprego. A chave de uma boa entrevista continua a ser a preparação do candidato. Prepare-se antecipadamente para as perguntas mais complicadas. Conheça as 6 dicas a fazer antes da entrevista com um recrutador.
  • Não tenha medo de descer um degrau. A mudança pode implicar uma descida de posição ou salário, mas lembre-se que por vezes temos que descer um degrau para subir dois. Mostre porque é a melhor escolha (experiência, contactos profissionais, maturidade) e esteja aberto à negociação salarial. Mantenha-se atraente para o mercado de trabalho em constante evolução.
  • Mantenha-se sempre otimista, apesar das adversidades. Um pensamento positivo vai ser determinante para o sucesso. Pode por vezes demorar, mas não desanime. Boas oportunidades vão surgir após os 40, acredite nas suas capacidades. Foque-se em aspetos positivos, trabalhe a autoconfiança e valorize os seus pontos positivos.

Lembre-se das vantagens que tem em relação a candidatos mais jovens: experiência, maturidade e know how. Está à procura de um emprego em contabilidade ou finanças empresariais? Candidate- se agora a uma das nossas ofertas.
Siga o Fed Finance no Linkedin.


Comentários
Sem comentários ainda, seja o primeiro a reagir!
Comente