7 dicas para melhorar o seu perfil no Linkedin

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
04/03/2022
7 dicas para melhorar o seu perfil no Linkedin

Hoje em dia é essencial ter um bom perfil no Linkedin para se posicionar no mercado de trabalho, encontrar emprego ou criar a sua própria imagem de marca. Saiba tirar partido da maior rede profissional do mundo. Conheça as dicas infalíveis para alcançar um perfil campeão.

Porque é tão importante o Linkedin?

O Linkedin é a maior rede social profissional do mundo. É uma rede social focada em negócios e um portal excelente para encontrar oportunidades de emprego. É o espaço ideal para promover o seu marketing pessoal e alcançar novos desafios profissionais.

Recentemente o LinkedIn Talent Solutions desenvolveu um relatório “O Futuro do Recrutamento”, no qual faz seis previsões para o recrutamento em 2022, analisando como o Covid transformou o recrutamento. Este estudo revela que é essencial possibilitar mobilidade interna, caso contrário poderá perder-se talento. É uma vantagem recrutar profissionais com diversidade de experiências, nomeadamente em diferentes tipos de negócios.

E no meio de tantos utilizadores de linkedin, como se pode destacar? A Fed Finance, especialista em recrutamento permanente e temporário, dá uma ajuda. 

Tenha uma imagem profissional

Uma boa primeira impressão é essencial. Escolha bem a foto de perfil, selecione uma fotografia que o represente bem, e que revele profissionalismo, confiança e empatia, ajustada ao seu setor profissional. Uma foto dos ombros para cima é a opção mais recomendada. É muito importante que a fotografia seja atual e que tenha um fundo neutro. Existem várias ferramentas gratuitas para remover fundos de imagens, que encontra facilmente na internet. Aprenda a tirar uma foto para o Linkedin.

Relativamente à imagem de capa, tenha-a associada à sua empresa, área de negócio ou área de interesse. Opte por uma imagem simples e impactante que revele a sua personalidade e que esteja também ajustada à sua área profissional. Não se esqueça dos tamanhos recomendados para as imagens pelo linkedin. Existe uma identificação visual para cada mercado por isso o segredo é estar alinhado com o seu sector, mais ou menos formal. 

Continue a atualizar as suas conquistas mais importantes

Mantenha o seu perfil académico e profissional atualizado. Coloque um título no perfil que seja claro e objetivo, de modo a atrair pessoas e recrutadores.

No resumo sintetize as suas competências pessoais e profissionais, com um texto original e envolvente, como se estivesse a contar uma breve história. Pode utilizar emojis adequados para tornar a leitura visual do texto mais apelativa. Deve incluir no seu perfil certificados, cursos, prémios e idiomas que domina, ou participação em atividades de voluntariado.

Através da inclusão destas experiências podem surgir novas oportunidades de networking, muito importantes para alargar a sua rede de contactos.

Peça às pessoas certas que apoiem as suas capacidades e realizações

Interaja com colegas de profissão e com pessoas dentro do mesmo setor que o seu. Adicione pessoas que acrescentem valor à sua rede profissional.

Recomende e seja recomendado. Recomendar faz com que a probabilidade que façam o mesmo consigo cresça. Saiba como deve pedir referências através do Linkedin

Interaja para ser visível

Siga pessoas e empresas que goste e interaja para alcançar maior visibilidade na rede. Lembre-se que se seguir personalidades que são referencias na sua área ou juntar-se a grupos profissionais de interesse, permite-lhe estar sempre a par das novidades no seu sector.

Promova discussões construtivas sobre diferentes temas, interagindo com os seus pares. Aposte na criação conteúdos para criar engagement, aposte no Personal Branding. Faça com que o público o reconheça como uma pessoa com autoridade relativa a um determinado tema, enalteça as suas ações e atividades.

Ao partilhar conteúdo estará a dar conhecimento sobre os seus interesses e projetos. Tente transmitir sempre uma imagem positiva. Lembre-se que a construção da sua marca pessoal é um trabalho contínuo. 

Utilizar números e exemplos

O Linkedin é como o seu CV. Não é suficiente apresentar o que fez, dê exemplos, surpreenda com números.

A regularidade de publicações e atividade no LinkedIn vai refletir-se no algoritmo da rede social e aumentar a probabilidade de aparecer nos motores de pesquisa. Os recrutadores procuram perfis no LinkedIn por palavras-chave. Otimize o seu ranking de pesquisa, com termos chave no título, resumo e experiência de trabalho. Introduza na zona “Destaques” diplomas, certificados ou algum trabalho ou conquista mais relevante. Complete também a secção “Reconhecimentos e Prémios”. 

Ative alertas de emprego.

O Linkedin faz a triagem das ofertas ajustadas ao seu perfil. Mesmo que não esteja à procura de um novo desafio profissional, poderá estar sempre a par do mercado, o que é sempre uma vantagem competitiva.

No Linkedin da Fed Finance Portugal poderá aceder às vagas de emprego disponíveis e efetuar a sua candidatura com facilidade. Os nossos consultores, especializados na área financeira, acompanham-no(a) e aconselham-no(a) durante todo o processo de recrutamento. Contacte-nos

O seu foco deverá ser em atingir um Perfil Campeão.

O Perfil Campeão é a meta a alcançar pois é o perfil que alcança um maior público. E é forma como o LinkedIn distingue os melhores dos piores perfis. Para atingir este perfil é necessário o preenchimento das secções acima descritas.

Veja o vídeo onde Pedro Caramez, maior especialista em Linkedin em Portugal, explica como consegue alcançar um Perfil Campeão.

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