O poder do Networking: como construir uma rede sólida

Publicado pela Fed Finance dans Conselhos de emprego
12/10/2021
O poder do Networking: como construir uma rede sólida
O Networking é fundamental para alavancar a sua vida profissional, pois aumenta o acesso a novos conhecimentos e oportunidades na carreira. Pode ajudar os candidatos a encontrar empregos e as empresas a encontrarem novas oportunidades, parceiros e clientes. O Networking é uma ferramenta poderosa. No entanto, pode parecer difícil de alcançar. A Fed Finance dá-lhe dicas importantes para o ajudar a construir uma boa rede de contactos e estratégias de interação.

O significado e poder do Networking
Network significa rede de contactos enquanto networking designa a atividade de cultivar essa rede. O Networking é uma forma de cultivar relações profissionais em diversos ambientes e utilizar essas relações para um objetivo. Tratando-se de uma rede de contactos profissionais, existem grandes benefícios nas trocas de informações, saberes e experiências. Nunca se esqueça que o networking é pautado pela colaboração, ou seja, por relações de troca em que todos devem tirar benefícios.

Como o networking é importante para a sua carreira e para os negócios?
É muito provável que já tenha ouvido falar da teoria “The Small World-Problem” que diz que estamos a seis pessoas de distância de qualquer outra pessoa no mundo. O objetivo do networking é ampliar as oportunidades de sucesso profissional, mas pressupõem reciprocidade, benefícios que devem ser mútuos. Tenha sempre em mente, de que forma pode também ajudar aqueles que inclui na sua rede.

Uma rede forte dá-lhe uma visão aprofundada sobre as tendências da sua área profissional, informações privilegiadas sobre ofertas de emprego e movimentações no mercado. Ter uma rede profissional deixou de ser opção, é efetivamente indispensável.

Como construir uma rede sólida:

  • Comece lentamente na sua área

Identifique na sua rede de contactos, amigos, família, conhecidos, colegas de escola, primeiras experiências profissionais, colegas de trabalho, pessoas com as quais tem afinidade capazes de agregar valor à sua rede. Posto isto, já tem uma rede básica em mãos, agora só necessita de ativá-la da melhor forma. Uma boa dica para iniciar os contactos é comentar os seus posts online.

Tenha atenção especial às suas conexões em redes sociais dedicadas ao universo profissional, como o Linkedin.
Lembre-se que, por exemplo, quando uma empresa precisa contratar alguém, é frequente abordar os seus funcionários e perguntar se conhecem alguém na sua rede de contactos que possa desempenhar uma determinada função.

  • Otimize as suas redes sociais

As redes sociais e o digital são ferramentas poderosas, especialmente hoje em dia, quando os eventos e os contactos presenciais ainda estão de certa forma limitados devido à pandemia.
Se costuma publicar nas suas redes sociais os eventos ou projetos que realiza, é muito provável que se alguém da sua rede de contactos necessitar de algum serviço ou competências que possui, se lembre de si. O mesmo acontece para um novo desafio profissional ou uma outra oportunidade. Só é lembrado quem é visto! Seja visível no digital com o posicionamento certo. Fortalecer a sua marca pessoal é a chave para o sucesso. Saiba como melhorar a sua presença online.

  • Junte-se a um grupo

Forme grupos ou listas de transmissão no WhatsApp para compartilhar informações. Abra espaço na agenda para encontros/eventos e troca de mensagens. Com tantas plataformas e fóruns online existentes é fácil encontrar profissionais para partilha de experiências e conhecimentos.

  • Participar em eventos da sua área

Participe em eventos que façam parte da sua rede de contactos. Esta atitude vai fortalecer a sua imagem junto dos seus pares. Leia, consuma conteúdo, seja bem informado, tornando-se consequentemente uma pessoa interessante

Esteja atento e não perca os webinars, afterworks, conferências, feiras profissionais, entre outros eventos da sua área. Pode também estender a presença noutros sectores, se isso fizer sentido. Por exemplo, se trabalha em Finanças e precisa de recrutar uma equipa, não hesite em rodear-se de conteúdos e contactos orientados para os Recursos Humanos 

Como boa prática, retome o contacto com as pessoas que conheceu em eventos. Demonstre interesse pelo trabalho dos outros, faça boas perguntas.

Estabeleça relações de confiança com as pessoas ao seu redor. E agradeça sempre a quem o ajuda na sua rede.

  • Dê-se a conhecer aos recrutadores

Enviar o seu currículo a uma empresa de recrutamento pode ajudá-lo muito. A Fed Finance apoia-o no seu projeto profissional, desde a primeira entrevista até à contratação de um emprego.

Se é um profissional da área financeira à procura de emprego ou de novas oportunidades, envie-nos a sua candidatura espontânea. Um consultor analisará o seu pedido e entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível.


Comentários
Sem comentários ainda, seja o primeiro a reagir!
Comente