Como permanecer atrativo no mercado de recrutamento?

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
29/03/2022
Como permanecer atrativo no mercado de recrutamento?

Saiba como deve chamar a atenção, despertar interesse, inspirar simpatia e confiança no mercado de recrutamento. Conheça as dicas infalíveis para de forma natural e perspicaz se tornar atraente para o mercado de trabalho em constante evolução.

Continue a melhorar

Continuar a aprender revela o seu compromisso com a melhoria contínua. Renove conhecimentos e consolide as competências que já possui, através de formação ao longo da vida.
Faça formação através de E-learning e MOOCs (Massive Online Open Courses - são cursos online abertos que estão disponíveis para qualquer pessoa com acesso à internet e não exigem requisitos mínimos para quem pretende frequentar). Solicite ao seu empregador um curso de aprendizagem.
O objetivo aqui é manter as hard skills atualizadas relativamente ao mercado. Pode investir em formação sobre diversas temáticas, por exemplo, uma língua, um software, etc. A área de Finanças valoriza muito a aprendizagem constante.
Nunca perca de vista também as Soft skills importantes para cargos em finanças.

Leia também: Porque é importante a formação contínua como profissional de finanças

Mantenha a sua rede de networking

Por vezes, as oportunidades surgem devido a algum contacto. Para continuar a estar atualizado, continue a desenvolver a sua rede profissional. Uma rede forte dá-lhe uma visão aprofundada sobre as tendências da sua área profissional, informações privilegiadas sobre ofertas de emprego e movimentações no mercado. A sua reputação vai ser fundamental quando as oportunidades surgirem dentro ou fora da empresa.
Manter uma mente aberta e ser flexível no que diz respeito ao trabalho é o segredo para lhe abrir um mundo de oportunidades em termos de carreira. 

Continue a atualizar o seu currículo

Construa um bom CV. Um currículo de perfil financeiro deve ser claro, conciso e de fácil leitura. Atualize com exemplos concretos das suas realizações. Realce e quantifique as suas conquistas, forneça números para contar a sua história. Para que o seu currículo se destaque dos outros candidatos nunca se esqueça que deverá adaptá-lo especificamente a cada uma das ofertas a que está a concorrer. E não inclua detalhes de trabalho com mais de 10 anos.
Dê também especial atenção aos seus perfis nas redes sociais, nomeadamente na maior rede profissional do mundo, o Linkedin. Saiba como pode melhorar e atingir um perfil campeão nesta rede.

Veja o vídeo Fed Finance: 7 conselhos para um bom CV 

Publique informação relevante nas Redes Sociais

A chave é permanecer ativo. Destaque o seu trabalho, as suas realizações, comente também as publicações da sua rede de contactos. Mantenha-se visível, interagindo de forma positiva e envolvente.
Siga pessoas e empresas que goste e interaja para alcançar maior visibilidade na rede. Aposte na criação conteúdos para criar engagement. Faça com que o público o reconheça como uma pessoa com autoridade relativa a um determinado tema, enalteça as suas ações e atividades. Lembre-se que a construção da sua marca pessoal é um trabalho contínuo. 

Mantenha-se informado sobre a tendência do mercado

Faça uma auditoria salarial uma vez por ano para ver como o mercado está a evoluir e qual é a sua posição a este respeito.
Não hesite também em falar com os recrutadores de empresas de recrutamento como a Fed Finance, porque eles têm a informação sobre quais são as necessidades dos clientes.
É fundamental antecipar quais competências que os empregadores precisam no momento e no futuro.

A Fed Finance - empresa de recrutamento temporário e permanente para cargos de contabilidade e finanças - dá-lhe regularmente notícias e conselhos importantes para se fortalecer no mundo do trabalho. 


Comentários
Sem comentários ainda, seja o primeiro a reagir!
Comente