Mudar de emprego - Quando o deve fazer?

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
15/08/2022
Mudar de emprego - Quando o deve fazer?

É natural que ao longo do nosso percurso profissional sejamos confrontados com a dúvida se devemos mudar de emprego. Mas atenção, não se precipite! A mudança de emprego é uma decisão importante que acarreta muitas dúvidas, incertezas e inquietudes. Para que os momentos de transição de carreira sejam vividos de uma forma positiva e se traduzam em oportunidades, deixamos-lhe algumas dicas e sugestões a que deve estar atento.

MUDAR DE EMPREGO: FIQUE ATENTO AOS SINAIS

Muitas vezes recebemos sinais de que talvez uma mudança de vida seja útil e necessária ao nosso crescimento profissional e até ao nosso desenvolvimento pessoal. Fique atento aos sinais:

  • Sente-se desmotivado. Se se sente constantemente sem vontade de trabalhar, questione-se porquê. Tente perceber se se encontra mais cansado por algum motivo, ou se a razão do seu desanimo tem a ver com a falta de estímulo em relação à sua empresa.
  • Não gosta do que faz. Se o trabalho que desenvolve todos os dias não o preenche, certamente não será feliz se insistir em permanecer nesta mesma função por muito mais tempo. Talvez seja o momento de mudar de setor de atuação.
  • Não se sente valorizado. Se considera que a sua empresa não o valoriza, porque não ponderar outras opções para a sua carreira?
  • Não se identifica com os valores e cultura da empresa. É importante partilharmos com a organização onde trabalhamos formas de estar e de trabalhar. Só assim podemos dar o nosso melhor e sermos melhores profissionais.
  • Mudanças familiares ou pessoais. Por força das circunstâncias podemos ser levados à decisão de mudar de emprego. Situações como estar longe da família, podem trazer sentimentos de instabilidade e apressar-nos a uma mudança.
  • Sente stress constante. Picos de trabalho podem levar-nos a situações de stress. Mas se esta é uma condição habitual e não excecional, deve parar e perceber se está no local correto. A nossa saúde física e mental deve sempre vir em primeiro lugar.
  • Quais os seus objetivos profissionais;
  • Como avalia a sua progressão na carreira;
  • Como está o mercado de trabalho em Portugal;
  • Ponderar a possibilidade de formação na sua área ou noutra que seja do seu interesse;
  • Que carga horária está disposto a suportar;
  • Considerar a possibilidade de trabalho à distância;
  • Qual o salário que pretende ganhar. 

AVALIE OS PRÓS E OS CONTRAS

Antes de tomar uma decisão, pondere falar com as suas chefias ou com o departamento de Recursos Humanos para avaliar a sua posição na empresa. Muitas vezes, o diálogo é o caminho para se chegar a um ponto de encontro entre os interesses e necessidades do trabalhador e da organização. Percebeu que provavelmente não é feliz no seu trabalho? É o momento de avaliar o que é realmente importante para si de forma a que a sua decisão seja a mais correta, de acordo com as suas necessidades, motivações e circunstâncias. Posto isto, é hora de colocar os prós e os contras na balança! Só assim poderá compreender melhor o que é importante para si e se precisa de mudar de emprego para satisfazer as suas necessidades. 

FATORES A TER EM CONTA:

  • Quais os seus objetivos profissionais; 
  • Como avalia a sua progressão na carreira; 
  • Como está o mercado de trabalho em Portugal; 
  • Ponderar a possibilidade de formação na sua área ou noutra que seja do seu interesse; 
  • Que carga horária está disposto a suportar; 
  • Considerar a possibilidade de trabalho à distância; 
  • Qual o salário que pretende ganhar.

PARA UMA MUDANÇA BEM SUCEDIDA 

Contacte um especialista em recrutamento

Uma ótima opção para reorientar a sua vida profissional é recorrer a um especialista em recrutamento. Existem empresas especializadas que o podem ajudar para que a sua mudança profissional seja mais rápida e bem-sucedida. Esta é uma forma de se sentir mais acompanhado em todo o processo, podendo discutir diferentes oportunidades que surjam no mercado, obter conselhos sobre como adaptar o seu currículo à sua área profissional, a que empregos se pode candidatar, que remuneração deve esperar de acordo com o seu perfil, entre outras questões. A Fed Finance é um exemplo de empresa especializada na área das finanças e contabilidade, que presta todo o apoio a quem procura emprego dentro desta área. Se esta é a sua área de trabalho, entre em contato para esclarecer quaisquer dúvidas sobre ofertas de emprego disponíveis ou receber conselhos diretamente de recrutadores especialmente qualificados.

Atualize o seu currículo e a sua presença on-line

Atualizar o currículo é fundamental para que todo o processo de mudança de vida profissional tenha sucesso. Recicle toda a informação presente no seu currículo e apresente-se da melhor forma a um potencial empregador. Não menos importante é a sua presença online e hoje em dia o Linkedin aparece-nos como uma ferramenta fundamental para quem se quer posicionar no mercado de trabalho, encontrar emprego ou criar a sua própria imagem de marca. Assim, invista algum tempo a melhorar o seu perfil no LinkedIn e tire partido da maior rede profissional do mundo. 

Faça o follow-up das suas candidaturas

Se está à procura de emprego não descure o momento pós-entrevista e faça um e-mail de follow-up a entrevista de trabalho. Este é um passo que pode fazer a diferença funcionando como mostra de proatividade, mostrando o seu interesse pelo posto de trabalho e como forma de se destacar dos demais candidatos

Peça recomendações e trabalhe a sua rede de contactos

Num processo de procura de emprego é perfeitamente normal pedir recomendações ou referências a pessoas que façam parte da sua rede de contactos profissionais. Tente fazer uma pesquisa e selecione pessoas da sua rede que o podem, de alguma forma, referenciar ou ajudar neste processo.