A importância das Redes Sociais para as Empresas

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
17/12/2021
A importância das Redes Sociais para as Empresas

As vantagens das redes sociais para um negócio hoje em dia são incontornáveis. As pessoas estão massivamente ligadas às redes sociais e por isso as empresas também devem lá estar. Saiba porque e como deve estar presente. Os números são reveladores! 

Porque é que a minha empresa deve estar nas Redes Sociais? 

Do Facebook ao Linkedin, passando pelo YouTube, Instagram, Twitter, Pinterest, Snapchat, TikTok e Twitch, entre outras, as vantagens das redes sociais para um negócio são atualmente incontornáveis. É nas redes sociais que as pessoas estão a interagir e a criar relações de confiança com as marcas. Para além do que tem a enorme vantagem de a adesão ser gratuita.

Por isso as empresas devem lá estar! Certamente que se questiona: em quais redes sociais a minha empresa deve estar presente? A resposta não é taxativa, pois deve escolher os canais certos tendo em conta a identidade da sua empresa. Comece por fazer a pergunta: “onde está o meu público?”. 

Estatísticas das Redes Sociais para Portugal 

Os números não mentem! Segundo o estudo da We are Social do Hootsuite, em janeiro de 2021, existiam 7,80 milhões de utilizadores das redes sociais em Portugal. O número de utilizadores das redes sociais em Portugal aumentou em 800 mil (+11%) entre 2020 e 2021. É o equivalente a 76,6% da população total. As redes sociais mais usadas em Portugal foram o Youtube (92,1%), Facebook (88,2%), WhatsApp (82,5%), Facebook Messenger (79,4%) e o Instagram (75,3%).

Encontre os seus públicos nas Redes Sociais 

Pode alcançar perfis interessados no seu sector, bem como novos públicos. Encontre os canais certos para comunicar e saiba quais são os desejos e necessidades dos seus clientes. 

Uma boa aposta para as empresas é o Linkedin, a maior rede profissional do mundo. Segundo um estudo da NapoleonCat em novembro de 2021 existiam 3 871 000 utilizadores de Linkedin em Portugal, o que representa 38,1% da população. As pessoas com idades compreendidas entre 25 e 34 anos eram o maior grupo de utilizadores (2 300 000).

Hoje em dia esta é uma plataforma para fazer negócios, fomentando o networking. Conecte-se a pessoas e empresas do seu sector. Crie a sua Company Page e informe o seu público dos seus projetos, conquistas, vagas de emprego, artigos de especialidade, dê a conhecer a sua equipa. Grande parte das empresas que anunciam e interagem nesta rede vendem no modelo B2B, Business to Business. Esta é também uma rede muito utilizada em processos de recrutamento.   

Veja o exemplo da Fed Finance Portugal no Linkedin.

Divulgue a sua marca empregadora 

As redes sociais ajudam a divulgar a sua marca empregadora e a afirmar-se como uma empresa com boa reputação. Nunca se esqueça que a marca empregadora é importante para os candidatos na escolha de uma empresa para trabalhar. Atualmente, as empresas que mais crescem, atraem e retêm talentos apostam numa estratégia de employer branding

Conecte-se com o seu mercado de uma forma autêntica e original, construindo uma marca própria. Tenha uma boa estratégia de marketing de conteúdos. Foco na qualidade e não na quantidade.

Obtenha informações sobre o mercado 

Dê e receba insights sobre o mercado, sobre os seus seguidores, produtos ou serviços que dispõe. Não há melhor maneira de conhecer as preferências e necessidades dos consumidores do que “falando” diretamente com eles.

A interação utilizadores-empresa, ou seja, comentários que o público faz aos posts vão-lhe trazer insights muito importantes sobre o negócio. Esta interação deve ser imediata e eficaz. E possibilita identificar problemáticas que podem ser trabalhadas no sentido de aumentar as taxas de conversão.

As redes sociais vão permitir também criar tráfego qualificado para o seu website. Trabalhe para que a sua empresa fique no top of mind em decisões de compra ou aquisição de serviços.

Em resumo, vantagens de investir nas Redes Sociais para Empresas: 

  • São fáceis de utilizar e intuitivas.
  • Não têm custo de adesão.
  • Maior alcance geográfico.
  • Concentram um público vasto e diversificado.
  • Tornam as relações entre as empresas e os seus clientes mais próximas, imediatas e personalizadas.  A cada conteúdo publicado, partilha ou comentário, a sua empresa está a ganhar maior visibilidade, interagindo com as pessoas.
  • Aumento de tráfego para o seu site. Maior possibilidade de conversão (vendas, clientes potenciais em leads, etc.).
  • Com uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization) o seu negócio pode aparecer nos primeiros lugares nas pesquisas no Google.
  • Autoridade da marca. O público começa a ver a sua empresa como especialista no seu sector, uma marca de confiança com reputação positiva

Não estar presente nas redes sociais implica necessariamente uma séria deterioração da competitividade. Ter uma marca com boa reputação online, gera confiança entre os consumidores e a atração dos melhores candidatos na hora de recrutar.
O Grupo Fed aconselha e apoia-o. A Fed Finance Portugal acompanha os candidatos à procura de emprego e as empresas à procura de perfis específicos.