6 dicas a fazer antes da entrevista com um recrutador

Publicado pela Fed Finance dans Conselhos de emprego
28/09/2021
6 dicas a fazer antes da entrevista com um recrutador
O seu CV pode ser muito bom, mas se a entrevista corre mal dificilmente ficará com o emprego desejado.Preparar-se adequadamente para a entrevista pode fazer a diferença, aumentando a sua confiança, diminuindo a ansiedade e ajudando-o a causar uma primeira boa impressão. Saiba o que deve fazer antes da entrevista e como se pode preparar antecipadamente para as perguntas mais complicadas: 

Pesquise a empresa
Com toda a informação que facilmente tem hoje em dia disponível, faça uma boa pesquisa sobre a empresa. Aceda ao website e leia a informação disponível, nomeadamente sobre o “Quem somos”, Missão, Valores, Serviços, Clientes, últimas alterações na organização, etc.
Verifique as redes sociais onde a empresa tem presença e pesquise sobre tudo o que surgiu na comunicação social nos últimos tempos. Garanta que está a par da atualidade da organização. Se estiver disponível na internet, leia também o relatório anual da empresa a que se candidata. Não se esqueça que o recrutador irá perguntar-lhe porque gostaria de trabalhar na empresa e convém dar uma resposta convincente e fundamentada. Nesta pesquisa não se esqueça de analisar também quem são os principais concorrentes.


Pesquise o recrutador e outros colaboradores
Quando agendarem os pormenores da entrevista, importa saber o nome do entrevistador. Encontre os perfis de quem o vai entrevistar no Linkedin e Google para saber qual o seu percurso profissional e interesses. Será mais fácil depois direcionar a sua conversa, e abordar questões no seu discurso que possam prender a atenção do recrutador. Sempre que for possível, tente também procurar e saber mais sobre os seus colegas de equipa, nomeadamente através do site da empresa ou através do Linkedin. 


Reveja bem o seu CV para a entrevista
Conheça o seu CV exaustivamente para poder falar tranquilamente sobre a sua experiência profissional e principais projetos, conquistas e resultados. No entanto, convém focar-se nos aspetos mais relevantes para a função a que se candidata, tanto a nível técnico como de capacidades pessoais. Faça seleção do que poderá fazer o match perfeito com a organização, ou seja como as suas competências e experiência encaixam com a descrição da vaga de emprego. Destacar a parte certa do currículo pode fazer toda a diferença.

Pratique respostas para as perguntas mais comuns
Uma boa estratégia é treinar as suas respostas às perguntas mais comuns realizadas em entrevistas. Desta forma, na momento chave da entrevista ficará menos nervoso e conseguirá ter um discurso mais fluido.
As suas respostas não devem ser vagas, longas ou inconclusivas. Prepare-as antecipadamente e seja autêntico. Isso vai dar-lhe vantagem e distingui-lo dos restantes candidatos. Conheça as perguntas mais comuns a que deve saber responder


Pratique em voz alta
Solicite a alguém da sua confiança para o ajudar simulando perguntas para a entrevista e pratique em voz alta. Comunique o seu pensamento e treine o discurso de forma clara e sucinta. 


Prepare-se para fazer perguntas
É comum no final da entrevista perguntarem-lhe se tem alguma dúvida ou se quer fazer alguma pergunta. Esta é uma grande oportunidade para impressionar e, além disso, descobrir mais sobre a empresa. Recomendamos que prepare perguntas perspicazes que mostrem ao recrutador que se preparou a 100%. Alguns bons temas a abordar: quais são as possibilidades de formação? Qual o tipo de gestão pretendida? Quais são os KPI’s esperados para o cargo? Normalmente, como são os dias na empresa? Incluir perguntas sobre a carreira mostram a sua vontade de aprender e evoluir.
Os entrevistadores costumam ficar impressionados com candidatos com uma atitude mais entusiástica, sobretudo quando percebem que foi efetuado um esforço extra na preparação da entrevista.


Mas o que realmente faz a diferença entre muitos candidatos igualmente competentes?

  • Demonstrar paixão pelo que se faz.
  • Encaixar o seu perfil na cultura corporativa.
  • Ter desenvoltura e iniciativa, a capacidade de descobrir coisas por si.
  • Os recrutadores perceberem que fez o trabalho de casa e preparou a entrevista.
  • Vontade de aprender é crucial.

A entrevista é o momento da empresa o conhecer, evite negativismo, seja positivo, demonstre confiança e transmita a certeza que é o candidato ideal para o cargo. Coloque um sorriso, mantenha o contacto visual constante e um tom de voz amigável. Crie empatia e cause uma boa primeira impressão.
Em resumo, a chave de uma boa entrevista continua a ser a preparação do candidato. Coloque estes conselhos em prática no seu próximo processo de recrutamento. Candidate-se às oportunidades Fed Finance que se adequam ao seu perfil.
A sorte dá muito trabalho!


Comentários
Sem comentários ainda, seja o primeiro a reagir!
Comente