Como melhorar a sua presença online para encontrar emprego?

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
29/09/2021
Como melhorar a sua presença online para encontrar emprego?

Ter uma forte presença online pode ser determinante para conseguir o emprego que procura. Acredite que candidatar-se a uma oferta de emprego, atualizar o currículo e escrever uma carta de apresentação não é suficiente. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e o digital cresce e ganha primazia a cada dia. Saiba como pode ter uma presença online impactante. 

*

Aposte na atualização
Tudo o que colocar na internet e comunicar de forma pública irá ter um impacto na sua marca pessoal. Mantenha as suas páginas e experiências de trabalho sempre atualizadas. Descreva as suas experiências em detalhe e de forma organizada.

Faça uma auditoria às suas Redes Sociais
Certifique-se que a sua personalidade profissional é distinta das suas contas pessoais. Deve verificar a privacidade, bloquear ou limitar o acesso às suas contas com perfil particular se não pretender que um recrutador as possa visualizar. Elimine as contas que já não usa e tenha um perfil coerente nas diferentes redes.
Tenha em atenção que a maioria dos recrutadores irão procurá-lo na internet em algum momento do processo de seleção. Nunca se esqueça que cada rede social tem as suas especificidades e dispõe de uma oportunidade diferente para mostrar sua personalidade e as suas conquistas. 

Atualize o Linkedin
Em termos de carreira, o Linkedin é a plataforma mais importante. Use o selo “Open to Work” para divulgar que está à procura de emprego. O adesivo tem o formato de um anel verde e é inserido na sua foto do perfil, dando indicação aos recrutadores e a toda a rede de conexões que está disponível para receber propostas de trabalho (#OPENTOWORK).
Conectar-se com profissionais de empresas de recrutamento é também é uma boa estratégia, alargando a sua rede de contactos. Solicite “Recomendações” de colegas, excolegas ou parceiros de negócio. Essas avaliações dão credibilidade ao seu perfil. 


Seja ativo online
Seguir e interagir com as pessoas nas redes sociais pode ser o que o separa das massas. 


Crie um site ou portfolio pessoal
Assim pode ser mais criativo na forma como exibe a sua experiência. Deve valorizar os trabalhos e a experiência já realizados. A forma como comunica, como conta a sua história e divulga o seu trabalho pode ser decisivo para o seu sucesso profissional. Torneo apelativo para o recrutador e mantenha-o sempre com conteúdos atualizados.

Esteja a par das novidades da sua área

Mantenha-se atualizado em relação aos avanços na sua área de desenvolvimento profissional.

Conteúdo significativo
Mas muito mais que apenas criar um site ou um perfil nas redes sociais, ter presença digital consiste em partilhar conteúdo e informações relevantes para seus seguidores. Posicione-se como especialista na sua área do conhecimento. Publique e partilhe artigos relevantes sobre a sua área de especialidade. 

Marketing Pessoal
Faça com que o público o reconheça como uma pessoa com autoridade relativa a um determinado tema, enalteça as suas ações e atividades. As relações pessoais são um dos pilares do marketing pessoal.

Marque presença em sites de emprego
Registe-se nos sites de empresas especializadas de recrutamento. Estas empresas podem entrar em contacto consigo assim que uma vaga corresponder ao seu perfil e irão acompanhá-lo durante todo o processo de recrutamento.

Crie uma identidade profissional online
Os recrutadores querem saber mais detalhes sobre um candidato e ver para além do currículo. Importa perceber se a marca pessoal do candidato se alinha com os valores da empresa. A sua personalidade e identidade é o que o permite diferenciar-se de todos os seus concorrentes e assim, distinguir-se no mercado.