Porque é importante a formação contínua como profissional de finanças

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
07/03/2022
Porque é importante a formação contínua como profissional de finanças

A formação ao longo de toda a carreira é essencial, como preparação para um mercado cada vez mais competitivo. Para as empresas é o veículo de excelência na valorização do capital humano de uma organização e deve ser encarada como um investimento com retorno. Como profissional de finanças saiba como deve investir na sua formação.

Como podemos destacar-nos no trabalho se não renovamos as nossas competências?

A importância da Formação Profissional é cada vez mais evidente, tanto para quem emprega como para os colaboradores que integram uma determinada organização. A formação profissional eleva a produtividade e a rentabilidade. Atualiza e valida conhecimentos e diferencia os profissionais.

O que nos diz a lei

Em Portugal, o Código de Trabalho - Lei n.º 7/2009, Artigo 131.º - relativa à Formação Contínua, estabelece que todas as empresas têm como obrigação de dar formação profissional aos seus trabalhadores.
O empregador deve promover o desenvolvimento e a adequação da qualificação do trabalhador, tendo em vista melhorar a sua empregabilidade e aumentar a produtividade e a competitividade da empresa;
O trabalhador tem direito, em cada ano, a um número mínimo de quarenta horas de formação contínua ou, sendo contratado a termo por período igual ou superior a três meses, a um número mínimo de horas proporcional à duração do contrato nesse ano.

Vantagens para as organizações

O sucesso das organizações poderá também depender das ferramentas e preparação que cada colaborador tem em seu poder para trabalhar (competências pessoais e profissionais).
As empresas que apoiam e investem na formação dos seus colaboradores ganham uma vantagem competitiva e ganham o poder de captação e retenção de talento.
Os profissionais procuram cada vez mais empresas que permitem uma atualização constante de conhecimentos, onde se sintam a evoluir e reconhecidos.

Vantagens para os profissionais

  • Mantenha-se a par das tendências do mercado, das novas tecnologias, dos novos softwares, legislação, práticas, exigências, etc.
  • Consolide as competências que já possui, através de formação.
  • A formação pode ajudar a conseguir novos cargos e oportunidades de emprego, através da aquisição de novas competências.

Como agir?

  • Se estiver empregado, questione a sua empresa sobre o seu programa de formação. As empresas devem ter planos de formação anuais ou plurianuais.
  • Se estiver à procura de emprego, pode também abordar esta questão na entrevista.
  • Pode utilizar diferentes recursos online: MOOCS, Openclassroom, etc. Há muitas plataformas de e-learning que pode utilizar e uma enorme quantidade de informação disponível e acessível. Pesquise formação à distância, cursos pós- laborais, modulares, workshops, eventos do seu setor de atividade, seminários, conferências, etc.
  • Incentive o networking entre pares e equipa de formadores.

Os MOOCs (Massive Online Open Courses) são cursos online abertos que estão disponíveis para qualquer pessoa com acesso à internet e não exigem requisitos mínimos para quem pretende frequentar.
Os OpenClassrooms são cursos que são disponibilizados no formato on-demand ou em períodos específicos, são gratuitos mas o aluno pode optar por pagar uma taxa para obter um certificado autenticado.

Formação contínua permite:

  • Maior conhecimento e novas competências
  • Maior atualização. Aumento da competitividade.
  • Maior capacidade de adaptação
  • Maior produtividade
  • Maior diferenciação no mercado
  • Maior probabilidade de inserção profissional ou mudança de carreira.
  • Maior realização.

Benefícios para o profissional de Finanças:

A formação universitária base está longe de ser suficiente para se candidatar ao cargo de administrador financeiro. O segredo para ter sucesso na área financeira é desenvolver as capacidades digitais e técnicas que lhe permitam evoluir. A capacidade de demonstrar uma experiência diversificada é muito valorizada nesta área.
Participar em programas de formação de executivos com pessoas com perfil de carreira e ambição semelhantes, proporciona novos contactos e oportunidades de negócio e carreira que têm um valor indiscutível. Rodeie-se de ambientes onde a inovação e criatividade sejam uma constante.
A formação permite sentir segurança para saber que está a desenvolver um trabalho correto.
Em finanças tem que se ter uma visão de futuro, ser capaz de trabalhar em equipa, ser um excelente comunicador e um visionário em termos de estratégia financeira.

A Fed Finance - empresa de recrutamento temporário e permanente para cargos de contabilidade e finanças - dá-lhe regularmente notícias e conselhos importantes para se fortalecer no mundo do trabalho.
Siga-nos também no Linkedin e esteja sempre a par das novidades Fed Finance.

Leia também:
Dicas para negociar o seu salário
5 Soft skills importantes para cargos em finanças


Comentários
Sem comentários ainda, seja o primeiro a reagir!
Comente