Entrevista de emprego online : 7 pontos fundamentais

Publicado pela Fed Finance dans Our employment advice
21/07/2021
Entrevista de emprego online : 7 pontos fundamentais
A realidade perspetiva que as entrevistas online de emprego estão para ficar. A pandemia causada pelo coronavírus trouxe a realidade do teletrabalho e o recrutamento frequente através de videoconferências. Para superar este desafio com sucesso, a Fed Finance Portugal, empresa de recrutamento temporário e permanente, estruturou e sistematizou um conjunto de estratégias que facilitarão a sua entrevista de trabalho online.

Plataformas como o Zoom, Microsoft Teams, Skype, WhatsApp, Google Meets, são algumas das soluções de videoconferência mais utilizadas. As entrevistas online têm bastantes vantagens, nomeadamente do ponto de vista económico, reduzindo custos com deslocações e perdas de tempo. Para além do que abrem a oportunidade para a contratação global e para o trabalho remoto. A maioria dos departamentos de Recursos Humanos valorizam o formato online. A tendência é para que esta metodologia se prolongue e se mantenha por tempo indeterminado. Cada vez mais, as empresas procuram as denominadas soft skills, as aptidões mentais, emocionais e sociais dos seus profissionais em detrimento das hard skills, pelo que, é o momento ideal para adotar procedimentos inovadores, rápidos e eficientes nestas áreas. Posto isto, reunimos 7 pontos fundamentais para o momento da reunião com o recrutador

1.Seja pontual. 

Esteja preparado 10 minutos antes e aceda antes do recrutador. Coloque o seu telemóvel de lado e no silêncio e tenha toda a informação e materiais necessários junto a si. Depois, relaxe um pouco. Um pequeno exercício de meditação ou respiração podem ajudar a descontrair.

2. Contacto visual e linguagem corporal. 

O corpo fala! Tenha uma boa postura, sentado de costas direitas, pés no chão e braços apoiados no colo ou em cima da secretária. Mantenha contato visual com o recrutador, olhe diretamente para a câmara, revelando confiança. Evite olhar para o telemóvel. Lembre-se de sorrir e acenar com a cabeça quando o entrevistador falar, mantendo uma atitude de escuta ativa.

3. Saber ouvir. 

Preste muita atenção à pergunta que está a ser feita e certifique-se que responde de forma objetiva.

4.Dê respostas rápidas e diretas. 

Tente responder de forma breve e direta, exceto nos casos em que são requeridos detalhes por parte do entrevistador.

5. Fique atento ao delay. 

Antes de responder à pergunta tenha a certeza que o entrevistador terminou de falar e tenha em consideração o delay que a internet poderá apresentar. Na dúvida, faça uma pausa e só depois responda.

6. Faça um bom fim de entrevista.

 É importante causar uma boa última impressão no recrutador. Agradeça a oportunidade de realizar a reunião e acerte os próximos passos do processo seletivo, se for o caso.

7. Assegure-se que finalizou a conexão. 

No fim da entrevista garanta que encerrou a videochamada, não correndo o risco de ter comentários ou gestos impróprios.



Comentários
Sem comentários ainda, seja o primeiro a reagir!
Comente