Como criar uma conta profissional no Twitter, e porquê?

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
12/07/2022
Como criar uma conta profissional no Twitter, e porquê?

O Twitter é uma rede social cada vez mais ativa que pode (e deve) ser utilizada para fins profissionais e de recrutamento.

Segundo o relatório da empresa Marktest “Os portugueses e as Redes Sociais 2019”, o Twitter é uma rede com informação credível, que informa melhor, que tem e divulga informação mais útil.
Note ainda que a maioria da audiência do Twitter são pessoas com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos, pelo que se este é o público a quem se dirige, é aqui que deve apresentar os seus serviços.

Importa ainda perceber que esta é uma das redes sociais onde mais se geram conversas e, por isso mesmo, as possibilidades de criar e manter diálogo com as nossas audiências é uma das grandes vantagens do Twitter.

Se ainda tem dúvidas que esta se pode tornar uma grande aliada para os seus objetivos profissionais e de recrutamento, tome nota das nossas dicas para tirar o máximo partido desta rede social.

CRIE UM PERFIL CAMPEÃO!

Quando criar o seu perfil, comece por preencher todos os campos com o máximo de informação possível descrevendo a sua especialidade, interesses e outras particularidades relevantes. A descrição do perfil também é muito importante! Pode falar da sua empresa, falar um pouco de si ou do próprio objetivo da sua conta.

Tenha em atenção ao escolher o Twitter handle (username) para que este seja fácil de memorizar e tagar na rede. Não menos importante é a escolha da fotografia. Escolha uma fotografia de perfil que o identifique ou pode até ser o logotipo da sua marca. Quanto à imagem de capa, esta deve refletir a sua empresa, os produtos ou os serviços que representa profissionalmente.

INVISTA NO NETWORKING 

Perceber quem quem é a nossa audiência e a quem nos queremos conectar é meio caminho andado para criar afinidades e chegar ao diálogo com as pessoas certas. Para isso siga influenciadores, publishers, outras marcas e negócios relevantes na sua área profissional.

Uma boa forma de encontrar essas pessoas é passar algum tempo a percorrer as diferentes hashtags relacionados com a sua área profissional. O Twitter tem a vantagem de nos fornecer as hashtags e os tópicos que são tendência no momento. Incluir hashtags nas suas publicações pode ser outra forma de chamar pessoas interessantes para dentro da sua comunidade. Use e abuse dos “mentions”. Chame pessoas para as suas conversas e promova um maior engagement nos seus tweets. A rede gosta e os seus resultados poderão ser melhores!  

ORGANIZE O SEU FEED

O mundo do Twitter pode parecer realmente algo barulhento e confuso. O que sugerimos é que organize o seu feed com uma curadoria de conteúdos, de forma a que o seu perfil esteja mais organizado e pareça mais profissional.

Faça listas de contas com temas que sejam do seu interesse, ou crie listas onde estão presentes influenciadores ou personalidades da sua área de negócio. Assim, os conteúdos que mais lhe interessam ficam mais acessíveis e bem mais organizados. Para além disso, as listas estão sempre públicas. Uma boa forma de realçar o interesse por determinado conteúdo perante um potencial cliente, por exemplo, é utilizar os retweets e reações sobre esses conteúdos que deseja realçar. 

OS POSTS!

Se pensar no Twitter como uma ferramenta de trabalho, saiba que esta é uma ótima rede social para promover as suas realizações profissionais. Utilize a plataforma para trabalhar o seu branding pessoal ou da sua empresa, se for o caso. Não se esqueça que o Twitter é um espaço de conversa, sendo por isso a rede ideal para partilhar as suas aspirações, motivações e opiniões, sempre de forma construtiva. Porque não partilhar notícias sobre a sua empresa, preocupações com o seu setor de atividade ou com os seus funcionários?

Um formato interessante a adotar podem ser as Sondagens. Não só porque permitem chamar mais pessoas a interagirem com o seu post, como também porque podem fornecer muitos imputs importantes para a sua área de negócio.

Outra particularidade desta rede é que esta apresenta uma limitação de caracteres. São apenas 280 por post. Sendo assim, puxe pela criatividade! Uma ajuda são os memes e os gifs, muito utilizados e bem-vindos nesta rede social bem animada. Mas não se esqueça, aqui não é permitido editar posts, por isso tente ser certeiro nas palavras que escolher! 

Otimize todas as ferramentas ao seu dispor para se conectar com novos clientes e para chegar ao bem mais precioso das empresas – o colaborador certo, para o lugar certo. Se precisa de ajuda para esta missão que às vezes pode ser bastante dispendiosa, contacte a Fed Finance para obter mais informações e contar com a nossa experiência.