Porque deve aproveitar o verão para encontrar um emprego?

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
14/06/2022
Porque deve aproveitar o verão para encontrar um emprego?

O verão parece ser a estação mais lenta quando se procura um emprego, mas acredite que pode ser uma excelente altura para encontrar a sua oportunidade. Conheça as vantagens da procura ativa de emprego nesta época!

Esqueça o mito

Os recrutamentos não param durante o Verão. Os processos podem ser mais lentos, mas os departamentos de RH não param de trabalhar. Não negligencie as candidaturas durante o verão. Saiba diferenciar-se de outros candidatos

Os recrutadores estão mais disponíveis

Como as pessoas não se candidatam tanto durante o verão, os recrutadores estão mais disponíveis porque efetivamente têm menos candidaturas para analisar. Acredite que a concorrência é muito menor. Esta é a sua oportunidade de brilhar!  

Maior tempo para analisar o seu CV

Recebendo menos candidaturas a probabilidade de ser escolhido aumenta e os recrutadores podem verificar com mais calma o seu currículo, prestando atenção redobrada a todos os detalhes (experiências profissionais, investimento feito em formação, hard e soft skills, etc..)

Mais oportunidades de trabalho temporário

Não se esqueça que um trabalho temporário pode tornar-se fixo, levando a posições permanentes. Uma vaga para substituição de um colaborador em férias pode ser a sua oportunidade de mostrar o seu valor e mais tarde ficar na empresa. Poderá ainda aproveitar a experiência de trabalho temporária para solicitar referências profissionais. O processo de contratação de colaboradores temporários é, habitualmente, muito mais rápido.
Leia ainda: Porque é que as empresas devem considerar a contratação de trabalhadores temporários 

Aposte no networking

No verão os dias são maiores, existe bom tempo e as pessoas têm tendência a estarem mais bem-humoradas, pelo que este é o momento ideal para incentivar aquela reunião de networking que já tinha nos seus planos há algum tempo. Aumente os contactos e descubra o poder do networking.

Final de contratos

A época de verão traz consigo a finalização de muitos contratos de trabalho, pelo que aproveite a oportunidade, as vagas de substituição vão surgir para quem está atento.

Maior urgência em recrutar

Como as empresas sabem que esta época é uma altura mais calma no que toca ao recrutamento, podem revelar maior urgência em recrutar. E efetivamente podem tornar alguns processos de recrutamento mais rápidos do que o habitual, face à necessidade. 

Tente conciliar as férias com a procura ativa de emprego para não perder boas oportunidades.

Contacte os nossos consultores especializados na área financeira para obter todas as informações para o sucesso do seu recrutamento e no desenvolvimento da sua carreira. A Fed Finance Portugal tem acesso a vagas específicas que podem não estar no mercado.


Comentários
Sem comentários ainda, seja o primeiro a reagir!
Comente