Como escolher a oferta de emprego certa para se candidatar

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
01/02/2022
Como escolher a oferta de emprego certa para se candidatar

Saber como escolher uma empresa para trabalhar é muito importante. Nunca se deve esquecer quais são os seus objetivos de carreira,   assim   como   dos   seus valores. Dedique algum tempo para pensar sobre o que o faz feliz. Leia as dicas Fed Finance, especialista em recrutamento.

Defina as suas necessidades, valores e objetivos

O segredo é definir o que é importante para si. Leve algum tempo a verificar que tipo de trabalho quer ter, que missão quer abraçar, que software domina e/ou quer aprender, para que empresa quer trabalhar, qual o sector, etc.

Estruture as suas decisões. Faça uma lista dos fatores que mais valoriza num emprego, por exemplo: salário, benefícios, nível de stress, potencial de aprendizagem, progressão de carreira, flexibilidade de horários, reputação da empresa, equilíbrio trabalho-família, ambiente de trabalho, entre outros.

Pense no futuro

Tente definir um objetivo nos próximos 2-3 anos (em termos de posição, cidade, salário, missões, etc.) e tente encontrar ofertas de emprego de acordo com esse objetivo.

Faça a célebre pergunta: onde você se vê daqui 5 ou 10 anos?

Pondere se prefere trabalhar em pequenas empresas com equipes próximas ou empresas maiores com mais distância entre executivos e outros membros das várias equipas.

A identificação com a empresa é fundamental. Saber com que tipo de organização pretende trabalhar é muito relevante para se sentir mais à vontade e produtivo.

Leia também: como melhorar a sua presença online para encontrar emprego

A remuneração

O salário é importante, mas não deve ser o único critério. Algumas empresas oferecem vantagens que deve ter em consideração ao escolher um posto de trabalho. Talvez o emprego esteja perto da sua casa, pelo que não tem de perder tempo em deslocações. Pense no impacto que a deslocação diária entre casa e o local de trabalho, pode causar na sua vida. E em que momento da sua vida familiar está, para abraçar determinadas mudanças de rotinas.

Tente descobrir qual o fator importante para si, para além da remuneração, e avalie as ofertas de emprego em conformidade.

Para além do valor do salário também é importante perceber se prefere organizações que tenham em consideração outras regalias, tais como: prémios de produção e assiduidade, seguro de saúde, seguro de vida, automóvel, telemóvel, Internet e computador (para fins profissionais e pessoais). Todas estas regalias permitem boas poupanças no final do mês.

Os benefícios não financeiros

Pese também os benefícios não financeiros. Destacamos o horário laboral flexível, dias extras de férias, ausência remunerada no dia de aniversário, por exemplo. Tenha em consideração que as regalias não financeiras podem dar-lhe um maior bem-estar a nível pessoal e emocional.

Leia também: O que o diferencia de outros candidatos

Em resumo

  • Analise a sua vida pessoal e profissional ao escolher uma empresa para trabalhar. Nunca ignore o contexto familiar antes de aceitar um emprego.
  • Vai saber que escolheu o trabalho certo quando se levanta todas as manhãs, animado para ir trabalhar. E sobretudo quando está alinhado com as crenças e valores da empresa para a qual trabalha.
  • Olhar para cada oportunidade de uma variedade de ângulos diferentes ajuda a tomar a melhor decisão.

 Leia também: Porque deve enviar o seu CV para empresas de recrutamento?


É um   profissional   da   área   financeira   à   procura   de   emprego   ou   de   novas oportunidades? Não hesite em entrar em contato com nossa empresa para obter quaisquer dúvidas sobre ofertas de emprego disponíveis ou receber conselhos diretamente de recrutadores especialmente qualificados. Faça parte do grupo de candidatos da Fed Finance, preenchendo o formulário de candidatura espontânea.


Comentários
Sem comentários ainda, seja o primeiro a reagir!
Comente