O que o diferencia dos outros candidatos?

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
14/12/2021
O que o diferencia dos outros candidatos?

Se tem uma entrevista marcada importa refletir sobre o que o diferencia de outros candidatos. Identificar previamente as suas conquistas pessoais e profissionais vai fazer toda a diferença na hora de dar a resposta na entrevista, momento que por norma é tenso. Veja as dicas Fed Finance Portugal para se tornar um candidato memorável e a primeira escolha! 

Obtenha o máximo de informação possível sobre o trabalho e a empresa

Ter conhecimentos sobre a empresa ajuda a formular e organizar uma resposta mais interessante e ajuda a perceber qual pode ser o seu papel no meio da equipa. Assim, vai conseguir perceber de que forma as suas competências técnicas e características pessoais ajudarão a fazer a diferença dentro daquela organização. A chave para o sucesso é relacionar a experiência que já adquiriu e relacioná-la com a posição/cargo pretendido.

Numa primeira fase é importante conhecer bem:

  • A cultura empresarial;
  • Descrição da função.

Prepare-se para responder a qualquer pergunta

É muito importante pensar nas respostas antecipadamente. Tente encontrar uma resposta para as perguntas mais comuns que possam surgir. Pratique o que pode dizer. Prepare a sua história, ensaie com os amigos. Vai-se sentir muito mais confiante quando tiver que responder.

Destacamos algumas das perguntas mais comuns:

  • Fale-me sobre si.
  • Quais são os seus pontos fortes e os seus pontos a desenvolver
  • Porque julga ser a pessoa certa para esta função?
  • Já conhecia esta empresa? Porque quer trabalhar para esta empresa? O que sabe sobre a empresa?
  • Onde se vê daqui a 5 anos? Ou 10 anos?
  • Quais são os seus objetivos profissionais? Ou qual é o seu emprego de sonho?
  • Qual foi a sua maior realização profissional?
  • Prefere trabalhar sozinho ou em equipa?
  • O que fez enquanto esteve sem emprego?
  • Porque deixou de trabalhar para a empresa x?
  • Porque mudou de emprego com tanta frequência?
  • Tem referências sobre si para indicar?
  • Está a participar em outros processos de seleção?
  • Qual é a sua expectativa salarial?
  • Tem alguma pergunta?

Comunicação não verbal

Importa também a forma como se apresenta. Tenha cuidado com o que veste, mantenha-se profissional, confiante, leve tempo a responder corretamente, se necessário pode pedir para repetirem a pergunta.

Leia: 5 Soft skills importantes para cargos em finanças

Realce as suas diferenças ou a sua força

Destaque uma habilidade, um software, uma experiência de trabalho extra, as línguas estrangeiras que domina, uma boa gestão de pessoas, entre outras competências. Descubra qual é o elemento chave que o pode pôr em destaque e promova-o durante a entrevista. Partilhe experiências relevantes sobre os seus trabalhos passados para ilustrar os pontos fortes. Dê exemplos de como os usou positivamente numa situação de trabalho.

Dicas em resumo:  

  • Faça uma lista das suas próprias qualificações.  
  • Faça o match perfeito. Compare as suas competências e pontos fortes com os requisitos apresentados na descrição de trabalho.  
  • Aproveite sua marca pessoal. Destaque as suas conquistas específicas e quantifique a sua experiência ou maiores conquistas alcançadas. Não há dois percursos iguais.
  • Conte uma boa história. Estruture uma história que seja única e que prenda a atenção do recrutador. Fale de forma cativante e envolvente. Relacione sempre as suas competências com o que o recrutador procura. Tenha presente exemplos de trabalho e projetos desenvolvidos, para partilhar.
  • Ostentar os seus pontos fortes. Saber o que o diferencia de outros candidatos pode darlhe confiança. Pense no que o torna excecionalmente perfeito para a função.
  • Seja autêntico. Mostre ao seu potencial empregador porque é o melhor profissional para o trabalho. Explique porque merece o trabalho. Certifique-se que ficam com a perceção que sabe lidar com situações desafiadoras com positividade e perseverança.
  • Considere o que o torna único. Tente escolher uma ou duas qualidades ou experiências que você tem que são diferentes do que outras pessoas podem ter, ou coisas que geralmente são mais difíceis de encontrar em funcionários em potencial.
  • Quantifique seu valor. Se tem números que sustentam a sua experiência profissional e conquistas, evidencie-os. Na área das finanças empresariais esse é um trunfo.

Reflita sobre o que o torna único, e se essa característica única é algo em que a empresa pode encontrar valor. Acredite em si mesmo. É fundamental acreditar que é a melhor pessoa para a posição a que se candidata.

Entre em contactocom um consultor da Fed Finance Portugal se necessitar de aconselhamento adicional.

Leia: 6 dicas a fazer antes da entrevista com um recrutador.


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