Porque é que as empresas devem considerar a contratação de trabalhadores temporários

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
22/04/2022
Porque é que as empresas devem considerar a contratação de trabalhadores temporários

A economia é volátil, assim como as solicitações dos clientes. O trabalho temporário é uma ótima forma de reforçar o capital humano com base nas necessidades específicas das organizações. Um colaborador temporário poderá trazer muitos aspetos positivos à sua empresa. Conheça as vantagens.

O mercado de trabalho mudou significativamente nas últimas décadas e as necessidades das empresas têm que se ajustar.

A lei prevê recorrer ao trabalho temporário em diferentes situações:

  • Substituir um trabalhador ausente (baixas médicas, licenças de parentalidade, ausências prolongadas, etc.);
  • Atividades sazonais;
  • Necessidade intermitente de mão de obra;
  • Acréscimo excecional da atividade da empresa;
  • Projetos temporários. 

OS    PRINCIPAIS   BENEFÍCIOS   EM    RECORRER   À    CONTRATAÇÃO   DE TRABALHADORES TEMPORÁRIOS:

CONTRATAÇÃO IMEDIATA

Aumentar a força de trabalho quando é necessário e reduzir quando o volume de trabalho diminui é uma necessidade para as empresas vingarem. A contratação temporária permite recrutar de forma rápida, eficaz e flexível, para um momento que não ocorre todo o ano, uma necessidade inesperada ou urgente. O processo de contratação de colaboradores temporários é, habitualmente, muito mais rápido.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Com esta solução temporária ajustada ao momento, a empresa não fica obrigada a um compromisso salarial anual, que pode comprometer o seu orçamento prejudicando a empresa e em muitos casos inviabilizando a possibilidade de angariar novos projetos. Esta solução na maioria dos casos, também não obriga à necessária aposta em formação, que na generalidade é bastante dispendiosa. 

NOVAS IDEIAS /INPUTS PARA A EMPRESA

Novos colaboradores podem trazer novas perspetivas e abordagens sobre uma tarefa ou função, pois não estão influenciados pela cultura da organização. Podem trazer novos inputs para alavancar procedimentos e encontrar soluções para a resolução de problemas. Quanto mais colaboradores temporários contratar, mais perspetivas únicas e distintas vai ter.

ESPECIALISTAS / COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

Pode recrutar um profissional com as competências específicas para o projeto em questão, satisfazendo na perfeição aquela necessidade de curta ou média duração. Nunca se esqueça que estes profissionais podem trazer conhecimentos e competências específicas que pode não ter no quadro de pessoal da sua empresa. Recrute o perfil mais adaptado à posição ou profissionais altamente qualificados. Outra vantagem é que minimiza o risco de inadaptação à posição. Escolher o talento certo é importante.

RESPOSTA A TODOS OS PROJETOS PONTUAIS

Garanta uma resposta adequada a um projeto específico ou resposta adequada às solicitações dos clientes sem penalizar a equipa interna com excesso de trabalho. Promover o bem-estar dos seus colaboradores é fundamental.

FLEXIBILIDADE

De acordo com a necessidade da empresa, os contratos de trabalhadores temporários podem suprir horários de trabalho específicos ou períodos do ano com maior volume de trabalho. São profissionais proativos, dedicados, habituados à mudança e que contribuem para o crescimento dos negócios. Motivados pela hipótese de muitas vezes virem a alcançar uma posição permanente, focam-se em alcançar os melhores resultados.

PODE LEVAR A CONTRATAÇÕES PERMANENTES

Os recursos humanos temporários são profissionais competentes que normalmente acrescentam valor às empresas por onde passam. Esta experiência dar-lhe-á a possibilidade de analisar o perfil e competência deste profissional avaliando se trouxe mais-valia para a empresa. Diminui os riscos para a organização pois é uma ótima oportunidade de verificar o trabalho desenvolvido e de lhe poder efetuar uma proposta de emprego permanente. Poderá concluir que faz sentido contratar a pessoa a tempo inteiro após este teste inicial.

Benefícios de usar o serviço de uma agência de recrutamento

Uma agência como a Fed Finance tem uma base de dados de trabalhadores temporários prontos para contribuir para alavancar o seu negócio, num curto espaço de tempo. A Fed Finance está familiarizada com o prazo apertado que as organizações muitas vezes têm que dar resposta.
Se está a passar por uma situação em que necessita de reforçar o número de colaboradores empregados, contacte-nos.


Comentários
Sem comentários ainda, seja o primeiro a reagir!
Comente