E-mail de follow up a entrevista de trabalho: as nossas dicas

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
18/07/2022
E-mail de follow up a entrevista de trabalho: as nossas dicas

O envio de um e-mail de seguimento no momento pós-entrevista, é um passo crucial que pode fazer com que ganhe pontos no momento do recrutador decidir qual a pessoa certa para o lugar disponível.

A IMPORTÂNCIA DO E-MAIL DE FOLLOW UP

É usual falarmos da preparação para uma entrevista de trabalho. Mas, e depois da entrevista? Uma vez conseguida uma entrevista, saiba que ainda está nas suas mãos poder influenciar positivamente o recrutador para uma decisão a seu favor. Porquê? Esta é uma forma de mostrar proatividade e o seu interesse pelo posto de trabalho, destacar-se dos demais candidatos, mostrar as suas competências de escrita através da elaboração de um bom e-mail e até mostrar outro tipo de competências como é o caso das chamadas soft skills, cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho, relacionadas com a inteligência emocional e capacidades de relacionamento interpessoal.
Para além disso, pode permitir dar resposta a alguma questão que tenha ficado por esclarecer no momento da entrevista e que possa ser pertinente para o cargo a que se está a apresentar. 

AS NOSSAS DICAS

Mencionar o cargo a que se está a candidatar

Nunca se esqueça que, para além de nos processos de recrutamento serem muitos os candidatos a concorrer a uma mesma vaga, também um mesmo recrutador tem muitas vezes a seu cargo mais do que um processo de recrutamento. Assim, uma boa forma de se destacar da sua concorrência é lembrar o recrutador do cargo a que se está a candidatar. 

Agradecer

Este é um dos primeiros pontos da carta de follow up a uma entrevista de trabalho. O simples gesto de agradecer é algo muito simples, mas não por isso menos importante. Esta é uma forma de mostrar cordialidade e evidenciar competências ao nível da inteligência emocional e do relacionamento interpessoal - as tão valorizadas soft skills

Mostrar entusiasmo por aquela função

Neste ponto poderá realçar os aspetos mais importantes da entrevista, mostrando entusiasmo pelo cargo e funções a que se está a candidatar. Nesta altura poderá fazer sentido mencionar algo que tenha sido discutido durante a entrevista ou até chamar a atenção para algum ponto que se possa ter esquecido aquando da mesma. Caso considere relevante para a sua candidatura, poderá colocar um link para alguma rede social, como o Linkedin, onde seja possível verificar alguma concretização profissional importante ou testemunhos positivos de colegas de profissão, por exemplo. Tenha em atenção que a rede social a utilizar deve sempre estar atualizada, não deve conter erros, nem ter conteúdo que possa passar uma imagem de si pouco profissional. 

Reforçar porque é o candidato certo para aquela função

Esta é normalmente uma pergunta que costuma ser colocada durante as entrevistas e que pode causar algum constrangimento aos candidatos. Quer a pergunta tenha sido feita durante a entrevista, ou não, pode sempre reforçar que certamente esta oferta tenha motivado muitas candidaturas mas que a sua experiência se encaixa perfeitamente com o que a empresa procura. Posto isto, deverá sempre justificar a sua indicação dando exemplos práticos e recorrendo a alguma da sua experiência profissional de forma a suportar esta afirmação.
Depois de conhecer bem a cultura da empresa a que se está a candidatar e depois de encontrar pontos em comum que vos possam unir, tente enfatizá-los reforçando os benefícios que poderiam advir com a sua união à equipa.

Disponibilizar-se para nova entrevista

No final do seu e-mail, deverá concluir a sua exposição mostrando toda a sua disponibilidade para uma segunda entrevista onde possam ser esclarecidos quaisquer pontos que tenham ficado em aberto. 

E SE NUNCA FOR CONTACTADO? 

Já fez a sua entrevista, ja enviou o seu e-mail de follow up e mesmo assim não teve retorno? Não desespere! Muitas vezes os processos de recrutamento sofrem atrasos e, caso já tenham passado alguns dias do momento da entrevista isso não significa que não tenha sido considerado para a seguinte fase. O normal é que os recrutadores forneçam um prazo de resposta aos candidatos. Na verdade, pode acontecer que esse prazo tenha sido ultrapassado por algum motivo. Por outro lado, pode mesmo ter acontecido que não tenha sido dado qualquer feedback aos candidatos que tenham ficado pelo caminho no processo de recrutamento. O que sugerimos é que, caso tenha sito ultrapassado o prazo de resposta por parte da empresa, a contacte e questione sobre o resultado da sua candidatura.
Poderá fazê-lo através de um e-mail, ou até mesmo através de contacto telefónico para o departamento de Recursos Humanos, por exemplo. E o mais importante! Caso este processo de recrutamento não tenha tido o desfecho esperado, não desista! Mantenha o foco na procura de outras oportunidades. O lugar certo para si está à sua espera! Caso necessite de uma ajuda extra para encontrar uma nova oportunidade profissional, entre em contacto com a Fed Finance.