Como potenciar os primeiros 5 minutos de uma entrevista

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
31/05/2022
Como potenciar os primeiros 5 minutos de uma entrevista

Sabia que os recrutadores tendem a formar uma opinião sobre o candidato logo nos primeiros cinco minutos? Conheça as melhores dicas para ter sucesso.

DOMINE A ENTREVISTA NOS PRIMEIROS 5 MINUTOS

Uma entrevista é uma parte normal de um processo de recrutamento, pelo que normalmente não se pode saltar esta fase. Por muito importante que seja a entrevista, ouvimos muitas vezes que a primeira impressão é tudo. E é verdade, está provado que a janela de tempo para criar uma primeira boa impressão é curta.

7 DICAS PARA TER SUCESSO:

  • Seja profissional para todos, e não apenas para o entrevistador: quer certamente impressionar o recrutador. No entanto, não se esqueça de ser profissional a partir do momento em que entra no edifício, tem contacto com os profissionais da receção, etc. (no caso de se tratar de uma entrevista presencial). Pode não parecer, mas muitas vezes a entrevista começa no momento em que se atravessa a porta de entrada. Seja cordial e afável com todos aqueles com que se cruza, independentemente das hierarquias. 
  • Seja pontual: a regra aqui é simples! Não chegue atrasado, mas também não chegue com demasiada antecedência. Seja como for, se precisar de reagendar, comunique sempre com o seu contacto na empresa o mais rapidamente possível. Por vezes, acontecem coisas imprevisíveis, mas a forma como lida com a situação é sempre analisada pelo recrutador. As mesmas regras aplicam-se a uma entrevista por videochamada.
  • Prepare-se: esta dica é essencial para toda a entrevista, mas por vezes terá de começar por se apresentar a si próprio e/ou à empresa. Verifique a informação online disponível sobre a empresa, organize os seus pensamentos e ensaie. Considere-a um desafio: deve estar sempre pronto para se apresentar dentro de alguns minutos. Saiba como gerir o stress antes de uma entrevista.
  • Vista-se para a ocasião: de acordo com a cultura da empresa a que se candidata. O importante é estar alinhado e encaixar na cultura corporativa e no cargo a desempenhar. Na dúvida, o melhor é apostar em roupas mais sóbrias e clássicas.
  • Dica especial para entrevistas à distância/videochamadas: pense no seu ambiente. Teste sempre o seu aparelho e a plataforma que vai utilizar com antecedência. Encontre um ambiente agradável e calmo. Veja mais dicas de como preparar a entrevista de emprego online
  • Organize-se para responder a qualquer pergunta. Antecipadamente treine as respostas às perguntas mais comuns que surgem desde logo, nomeadamente o “Fale-me sobre si” costuma ser uma pergunta inicial. Pratique em voz alta. Conseguir responder de forma sucinta e direta à resposta, vai deixar a impressão que é um bom comunicador. Os recrutadores perceberem se fez o trabalho de casa e preparou a entrevista. 
  • Comunicação não verbal: por vezes temos tendência a esquecer o quanto é importante. Desde a forma como aperta a mão, até ao relógio que tem, até à forma como olha para o recrutador. Adote sempre uma postura de confiança. Faça contato visual, sorria e demonstre que está feliz por ali estar e que quer muito aquele trabalho. Transmita entusiasmo e interesse sempre. E aguarde que o convidem a sentar. 

A sua atitude fará a diferença. Acredite em si mesmo. Demonstre confiança, paixão pelo que faz e transmita a certeza que é o candidato ideal para o cargo. Crie empatia e cause uma boa primeira impressão. Os primeiros 5 minutos são cruciais. Entre em contacto com um consultor da Fed Finance Portugal se necessitar de aconselhamento adicional.


Comentários
Sem comentários ainda, seja o primeiro a reagir!
Comente