Dicas para criar um currículo em vídeo

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
30/05/2022
Dicas para criar um currículo em vídeo

Num mercado de trabalho altamente competitivo, o currículo em vídeo poderá destacá-lo num processo de seleção. Saiba como o fazer.

Gravar um currículo em vídeo é uma excelente forma de se apresentar ao mercado de trabalho. Aprenda a criar um bom conteúdo e a utilizar a câmera com maestria.

O QUE É O VÍDEO CURRÍCULO?

O vídeo currículo é um novo formato de CV, que permite ao candidato apresentar-se para além do formato clássico em papel. Em Portugal, é um formato que começa a ganhar alguma relevância sobretudo em empresas que valorizam a inovação e a criatividade.
Se alguma vez lhe for pedido que forneça um currículo em vídeo ou se apenas quiser diferenciar- se dos outros candidatos, porque não tentar um currículo em vídeo? Quer considere ou não uma boa ideia, há algumas regras a respeitar para maximizar a qualidade do seu currículo em vídeo. 

Qualquer candidato pode criar um currículo em vídeo. Basta ter uma câmera, boa iluminação, postura e paciência para se preparar bem para a gravação. O primeiro passo é planejar o que será falado no vídeo. É importante ser objetivo e direto, apresentando apenas as informações mais relevantes para o cargo pretendido.

DICAS A TER EM CONTA PARA CRIAR UM VÍDEO CURRÍCULO

  • Não improvise: escreva um guião, ensaie e filme várias vezes. Um currículo-vídeo pode ser realmente uma boa forma de mostrar algumas das suas soft skills (atenção aos detalhes, originalidade, criatividade, etc.). No entanto, não vacile na qualidade! Trate-o como um verdadeiro CV PDF, por isso, passe algum tempo a trabalhar no texto antes de o iniciar, treine e filme-o várias vezes. Em termos de informação, o seu currículo deve ter o mesmo conteúdo que um currículo normal. Passe algum tempo a organizar as suas ideias. É importante ter um roteiro bem estruturado, que passe a imagem de que o candidato é capaz de assumir um novo desafio. Não se esqueça de mostrar seu lado humano, falando dos hobbies e das experiências positivas que já viveu.
  • Seja conciso: se um currículo em vídeo pode ser uma grande ferramenta para mostrar a sua criatividade, também pode ser prejudicial em relação a outras competências transversais, tais como a capacidade síntese e de ser objetivo. Mantenha-o claro, preciso e sucinto: um currículo em vídeo não deve durar mais do que 1min. – 1min. e meio.
  • A gravação deve ser feita em um local tranquilo e com uma boa iluminação. Procure estabelecer um ritmo e uma linguagem que sejam fáceis de ser seguidos. É importante manter a calma e falar devagar, para que os seus pontos sejam claramente entendidos.
  • Adeque à vaga a que se candidata: mencione a função e cargo a que se candidata e destaque histórias, projetos que se orgulhe ou conquistas importantes para o cargo em causa.
  • Passe algum tempo na pós-produção: mesmo que não seja um produtor de vídeo profissional, deve ainda assim passar algum tempo na pós-produção. Mantenha uma atenção especial à qualidade de som, à iluminação, às transições das imagens. Não se esqueça também de acrescentar legendas. Tente intercalar momentos em que fala para a câmara com outras imagens ou grafismos, revelando dinamismo. Escolher um ambiente neutro de fundo e um bom enquadramento são também mais valias.
  • Nunca o envie sem um CV normal: um CV em vídeo é uma ótima forma de se diferenciar de outros candidatos, mas envie sempre o seu vídeo com uma versão mais tradicional do seu currículo. Não se esqueça que o recrutador pode não ter tempo para rever o seu currículo em vídeo, ou pode utilizar um dispositivo de triagem de CV.
  • A edição do vídeo também é importante. Deixe de fora tudo aquilo que não é relevante para a apresentação e procure produzir um material limpo e profissional.
  • Comprimir o vídeo. No final, pode integrar o link no seu CV em papel, enviar o vídeo por transferência (we transfer) para o recrutador ou idealmente utilizar uma plataforma de vídeo, como o Youtube ou o Vimeo (com restrições de acesso apenas a quem pretende que aceda).
  • Depois de finalizado, é preciso divulgar o currículo em vídeo da melhor forma possível. Invista em sites especializados, redes sociais e até em contatos diretos com empresas. O vídeo pode ser o diferencial que faltava para você conquistar a vaga desejada.


 Leia também: 6 dicas a fazer antes da entrevista com um recrutador 

BENEFÍCIOS DESTE FORMADO

  • Permite destacar-se num mercado de trabalho competitivo, diferenciando-se dos restantes candidatos;
  • Revela a sua destreza face às novas tecnologias, criatividade e comunicação/oralidade.
  • Otimiza o tempo do recrutador;
  • É uma mais-valia no processo de seleção e de avaliação de candidatos à distância. 

O Vídeo Currículo é um complemento à sua candidatura. Impressione os recrutadores com a sua proatividade, originalidade e boa capacidade de comunicação. 

Leia também: Porque deve enviar o seu CV para empresas de recrutamento? 

Entre em contato com nossa empresa para obter quaisquer dúvidas sobre ofertas de emprego disponíveis ou receber conselhos diretamente de recrutadores especialmente qualificados. Faça parte do grupo de candidatos da Fed Finance, preenchendo o formulário de candidatura espontânea.


Comentários
Sem comentários ainda, seja o primeiro a reagir!
Comente