Guia para gerir o seu stress antes de uma entrevista

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
24/01/2022
Guia para gerir o seu stress antes de uma entrevista

Sentir-se ansioso ou nervoso para uma entrevista é perfeitamente normal. O mais importante nestas situações é conseguir controlar a ansiedade e gerir os níveis de stress. Siga os 10 passos deste guia e conheça as melhores estratégias para não stressar com o stress numa entrevista. Vamos a isso!

O stress positivo

O stresse é normal e pode até ser positivo se souber trabalhar em torno dele.
O que é o stress? O stress é uma resposta fisiológica e comportamental normal a algo que aconteceu ou está para acontecer que nos faz sentir ameaçados ou que, de alguma forma, perturba o nosso equilíbrio. A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o stress como a "epidemia de saúde do século XXI".

O stress positivo ajuda-o a manter-se centrado no objetivo que pretende alcançar, neste caso um emprego. Uma quantidade adequada de stress pode ser positiva quando a sabemos usar de forma eficaz.Racionalize os seus medos. Não é a situação em si que nos causa ansiedade, mas a nossa perceção dessa situação.Também é importante não colocar muita pressão em si. Não conseguir este trabalho não é o fim do mundo, outras oportunidades surgirão. Faça o seu melhor e os resultados acabam por surgir!

Uma entrevista é uma conversa

A maioria dos recrutadores não o estão a entrevistar para o enganar. Aceite todas as perguntas à medida que surgem, mantenha a calma e responda após um breve tempo de reflexão. A entrevista é uma conversa sobre si e o seu percurso profissional. Tenha em mente que é verdade que deseja muito este trabalho, mas do outro lado também esperam que você seja a pessoa que procuram. Pense na entrevista como uma oportunidade de conhecer novas pessoas e alargar a sua rede de contactos. Nunca se sabe o que pode acontecer.

Esteja preparado

Pesquise a empresa e memorize a descrição do trabalho. O que querem da pessoa para aquela oferta de emprego. O objetivo é estar mais preparado para poder estar mais confiante.
Visite o site e as redes sociais da empresa de forma a obter o máximo de informação sobre a mesma. Descubra por exemplo quantas pessoas o vão entrevistar e se possível os seus perfis no Linkedin.

Prepare as suas respostas

A maioria das perguntas pode ser bastante semelhante, dependendo da entrevista. Esteja o mais preparado possível. Responda às perguntas mais comuns em entrevistas.
Faça uma lista onde identifica as suas principais competências que vão ao encontro do que a empresa necessita e no que pode ser uma mais-valia. Dê, sempre que oportuno, exemplos de experiências passadas que enriqueçam e atestem a sua história.
Treine o seu discurso em voz alta para ficar mais confiante.

Dormir

O sono é importante para manter as nossas emoções controladas. Na noite anterior à entrevista, durma cedo! Evite muita cafeina. Um banho relaxante na noite anterior também pode ser uma boa ajuda.

Leve o seu tempo

Durante a entrevista, tente respirar fundo e não sinta que tem que começar imediatamente a falar após cada pergunta. Reflita uns instantes e responda de forma estruturada e cativante.Dormir

O sono é importante para manter as nossas emoções controladas. Na noite anterior à entrevista, durma cedo! Evite muita cafeina. Um banho relaxante na noite anterior também pode ser uma boa ajuda.

Exercício/respiração

Faça uma caminhada ou outro exercício para ajudá-lo a libertar qualquer excesso de tensão.
O riso pode reduzir os seus níveis de stresse. Tente falar com os amigos que lhe consigam transmitir um reforço positivo, divertido e otimista. Assista a um filme que o deixe de bom humor. Ouça música.
Técnicas de respiração podem ajudar a reduzir a sua frequência cardíaca e ajudá-lo a sentir-se mais calmo. Enquanto aguarda na sala de espera, respire lentamente e profundamente, através de seu nariz e para fora através de sua boca. Concentre-se em fazer isso pelo menos quatro vezes.

Não tenha medo de ser honesto

Se não souber a resposta ou precisar de mais informações sobre a pergunta, não fique stressado. Peça ao recrutador para lhe dar mais informações ou para repetir a pergunta. Quanto mais conseguir levantar o peso dos seus ombros, melhor será para o decorrer da entrevista.
Leia: Como justificar um período de desemprego no seu currículo.

Crie uma primeira impressão forte

A primeira impressão causada numa entrevista de emprego é crucial e pode ser determinante para o restante processo de recrutamento. Os sinais não verbais contam muito. Mantenha o contacto visual e sorria com confiança. Dê a entender que está feliz pela oportunidade de ali estar. Espere que o convidem a sentar. Transmita entusiasmo e interesse sempre.

Chegou o dia!

Saia com bastante tempo para chegar à entrevista com calma e no caminho ouça música relaxante ou motivacional. Não se esqueça de decidir no dia anterior o que irá vestir.

Pensamento positivo sempre!

Transmita a certeza que é o candidato ideal para o cargo. E se a entrevista é online?

Leia tambem:


Comentários
Sem comentários ainda, seja o primeiro a reagir!
Comente