Preparar a entrevista de emprego online: 10 dicas para o sucesso

Publicado pela Fed Finance dans Conselhos de emprego
14/07/2021
Preparar a entrevista de emprego online: 10 dicas para o sucesso
A realidade perspetiva que as entrevistas online de emprego estão para ficar. A pandemia causada pelo coronavírus trouxe a realidade do teletrabalho e o recrutamento frequente através de videoconferências. Para superar este desafio com sucesso, a Fed Finance Portugal, empresa de recrutamento temporário e permanente, estruturou e sistematizou um conjunto de estratégias que facilitarão a sua entrevista de trabalho online.

Plataformas como o Zoom, Microsoft Teams, Skype, WhatsApp, Google Meets, são algumas das soluções de videoconferência mais utilizadas. As entrevistas online têm bastantes vantagens, nomeadamente do ponto de vista económico, reduzindo custos com deslocações e perdas de tempo. Para além do que abrem a oportunidade para a contratação global e para o trabalho remoto. A maioria dos departamentos de Recursos Humanos valorizam o formato online. A tendência é para que esta metodologia se prolongue e se mantenha por tempo indeterminado. Cada vez mais, as empresas procuram as denominadas soft skills, as aptidões mentais, emocionais e sociais dos seus profissionais em detrimento das hard skills, pelo que, é o momento ideal para adotar procedimentos inovadores, rápidos e eficientes nestas áreas. Posto isto, reunimos 10 dicas a ter em conta quando prepara uma entrevista de trabalho online.

1.Pesquise sobre a empresa. 

Estude a empresa a que se está a candidatar, a sua cultura organizacional, a missão e valores. Analise o website oficial e as redes sociais da empresa e consulte os perfis de Linkedin de quem o irá entrevistar. Quanto mais souber sobre seu potencial empregador, maiores serão as hipóteses de conseguir o emprego. Prepare respostas para perguntas mais comuns e anote também dúvidas ou questões para fazer ao recrutador. O artigo da Forbes dá algumas pistas sobre as perguntas certas para uma entrevista que acontece em 2021.

2.Teste a sua tecnologia. 

Verifique junto do entrevistador qual é a aplicação que sugere utilizar. Certifique-se de que tem todas as ferramentas necessárias atualizadas e verifique o “partilhar ecrã”. Esta funcionalidade pode ser extremamente útil durante a entrevista se lhe for pedido para mostrar um trabalho realizado. Teste os recursos de áudio e de som, a câmara e a ligação à internet com antecedência. O ideal é testar com um amigo ou colega e deve fazê-lo sempre uns dias antes e, posteriormente, umas horas antes da entrevista.

3. Perfil profissional adequado. 

Garanta um username credível e fotografia profissional na aplicação escolhida.

4. Use fones de ouvido. 

São mais confiáveis do ponto de vista das distorções ou ecos de fundo.

5. Enquadramento da imagem. 

Procure posicionar a imagem em linha reta com o seu rosto, de forma a enquadrar pelo menos a parte superior do tronco e o topo da cabeça.

6. Escolha o local da entrevista. 

Escolha um espaço arejado, luminoso, com fundo neutro, sem ruídos e livre de interrupções. O ideal será um fundo em branco para que sua imagem seja o foco. Se não for possível, assegure-se que o fundo está arrumado e é agradável. Mais importante ainda é que escolha um espaço onde a conexão à internet seja estável.

7. Iluminação. 

Evite a todo o custo aparecer contra a luz. Pressupondo que a entrevista decorrerá durante o dia, faça o teste em dias anteriores, à mesma hora da entrevista, para não ser surpreendido com a iluminação.

8.Vista-se de forma adequada. 

Utilize roupa apropriada para o trabalho ou organização tal como faria se fosse numa entrevista presencial. E não descure a roupa da parte de baixo, pois imagine se necessita de se levantar por algum motivo. Tenha em atenção o cabelo, barba cuidada e maquilhagem em excesso.

9. Atalhos para qualquer documento ou informação. 

Se o recrutador pedir para discutir algum pormenor da carta de apresentação, CV, portfólio ou para confirmar algum documento, garanta que o consegue encontrar e partilhar rapidamente. Prepare um atalho para todas as informações importantes que eventualmente venha a necessitar.

10. O que ter por perto. 

Esteja munido de água, caneta e um caderno. Fazer anotações no computador pode distrair.




Comentários
Sem comentários ainda, seja o primeiro a reagir!
Comente