Dicas para conseguir desligar do trabalho

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
31/03/2022
Dicas para conseguir desligar do trabalho

Manter-se eficiente e motivado no trabalho requer tempo de qualidade fora do trabalho. Aqui estão as nossas dicas para desligar quando sai do escritório, mesmo se estiver a trabalhar a partir de casa. Preserve a sua vida pessoal, familiar e social, a bem da sua saúde física e mental.

Planeie o seu dia / semana

Para estar organizado e ter o mínimo de surpresas - o que muitas vezes significa trabalhar fora de horas para recuperar algumas tarefas - planeie a sua semana o mais possível. Não se manterá sempre assim à medida que a semana avança, mas ajuda-o a manter uma mente clara sobre quais as tarefas que precisa de fazer. Tenha sempre uma listas de tarefas.
A gestão de tempo é essencial para a produtividade. Sente que muitas vezes perde demasiado tempo em reuniões desnecessárias? Siga as nossas estratégias para reuniões eficientes e saudáveis.

Dar prioridade

Nem todas as tarefas são iguais. Por vezes, terá de dizer não a um prazo porque já tem tarefas mais importantes na sua agenda. Por outro lado, por vezes, terá de alterar o seu planeamento porque algo urgente surge. Aprender a ser ágil é uma soft skills importante que poderá ajudá-lo a desligar-se do seu trabalho.

Aprenda a dizer não

Às vezes aos seus colegas, outras vezes a si próprio. A maioria das pessoas não espera que esteja sempre online, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Não há problema em responder a um e-mail na manhã seguinte, se estiver fora do local de trabalho.
Desde que o trabalho híbrido e trabalho a partir de casa ganhou terreno, o debate sobre o “direito a desligar” ganhou ainda mais espaço e foi imperativo a legislação do trabalho estabelecer horários limite para os trabalhadores serem contactados pelas suas entidades patronais.
Saiba que está protegido pela lei do Código do Trabalho. De acordo com a Lei nº 83/21: “as reuniões de trabalho à distância, assim como as tarefas que, pela sua natureza, devem ser realizadas em tempos precisos e em articulação com outros trabalhadores, devem ter lugar dentro do horário de trabalho e ser agendadas preferencialmente com 24 horas de antecedência”.

Estabeleça prazos realistas

Por vezes, sabotamos o nosso próprio trabalho, estabelecendo prazos e objetivos irrealistas. Tente olhar objetivamente para a sua mesa de trabalho, permita um timing realista para tudo e tente manter-se fiel ao que tinha planeado. Se perceber que tem de ajustar as coisas, então volte a dar prioridade.

Mudo / Usar o controlo parental

Saber desligar é importante. As horas de trabalho são feitas para trabalhar, e as horas de descanso são feitas para descansar.
Crie limites aos seus aparelhos eletrónicos. Se tiver dificuldade em desligar, mude as aplicações e as notificações relacionadas com o trabalho durante o seu tempo fora do trabalho. Se mesmo assim não conseguir resistir, tente aplicar um controlo parental ou uma password para aceder às suas aplicações fora do horário de trabalho. É sempre mais difícil fazer batota quando coloca uma barreira física para o cérebro. A solução é simples: não olhe para o telemóvel. Não responda a e-mails fora de horas.
Escolha um hobbie/atividade de lazer que o obrigue a estar longe do telemóvel. Qualquer coisa que lhe dê prazer e permita desligar de tudo o resto, que lhe faça descarregar o stress e a reduzir a ansiedade. Saia de casa, socialize e viva momentos de lazer. Um corpo saudável e a saúde mental e emocional equilibrada são o motor para trabalhar melhor.

***

As empresas que se preocupam com o bem-estar dos seus funcionários são mais propensas a ter colaboradores produtivos, felizes e saudáveis.
Se sente que está na hora de mudar a Fed Finance - empresa de recrutamento temporário e permanente para cargos de contabilidade e finanças – disponibiliza diariamente novas ofertas de emprego. Consulte e candidate-se.


Comentários
Sem comentários ainda, seja o primeiro a reagir!
Comente