O que é o outsourcing?

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
09/01/2023
O que é o outsourcing?

O Outsourcing é um processo cada vez mais adotado pelas empresas. Mas afinal, em que consiste esta prática e quais as suas principais vantagens e desvantagens?

O Outsourcing ou processo também conhecido como Terceirização, consiste na obtenção de bens e serviços através de um fornecedor externo. Se analisarmos a origem da palavra em inglês, verificamos a junção de dois termos: “out” que significa fora e “source”, que significa fonte. Ou seja, recorrer ao exterior para satisfazer uma necessidade. Esta prática começou a ser utilizada como estratégia de negócios em 1989, tendo ganho destaque no mundo empresarial como forma de reduzir custos e aumentar a eficiência das empresas. Utilizada como resposta ao desempenho de qualquer função, hoje as empresas recorrem frequentemente a esta prática para fazer frente às necessidades estabelecidas tanto pelo seu rápido crescimento, como pelo surgimento de novas áreas de negócio como é o caso das áreas tecnológicas. Os serviços utilizados em regime de outsourcing podem ser os mais variados e normalmente servem para cumprir necessidades durante determinados períodos de tempo. 

Os Tipos de Outsourcing

São vários os tipos de serviços que se podem contratar em regime de outsourcing. A oferta é, na verdade, ilimitada. Desde recursos humanos, serviços financeiros, serviços de marketing e vendas, trabalho administrativo, apoio jurídico, logística, tecnologia de informação (TI) até à informática, praticamente todo o tipo de serviço é encontrado em empresas de outsourcing. A oferta é muita e a procura é cada vez mais. E porquê? Sai mais barato. É eficiente. Requer menos esforço e menos recursos às empresas.

Vantagens e desvantagens

Como em tudo, existem pontos a favor e pontos contra. Como referimos acima, para as empresas existem algumas vantagens obvias em contratar serviços especializados no exterior:

  • São necessários menos recursos humanos da empresa
  • Menos esforço em contratação
  • Aumento de produção
  • Flexibilidade das equipas
  • Perda de know-how no seio da empresa
  • Falta identidade com a história, cultura e missão empresarial por parte dos trabalhadores subcontratados
  • Identifique as tarefas que pode delegar a uma empresa de outsourcing. Ou por ser uma área que não seja a sua área de negócio central, ou porque é uma nova área em expansão na sua empresa, que possa beneficiar do know how de uma empresa externa.
  • Faça uma pesquisa de mercado. Dentro daquilo que são as suas necessidades, verifique quais as empresas a prestar o serviço que pretende, tentando encontrar a melhor solução para o seu negócio.
  • Processo de transição. Prepare todos os departamentos dentro da sua empresa para este processo de transição.
  • Acompanhamento. A avaliação de todo o processo ao longo do tempo é fundamental. Assim, podem ser realizados ajustes sempre que necessário na forma como está a ser conduzido todo o processo. Mantenha sempre o diálogo aberto com a empresa parceira. Afinal, todos estão a trabalhar rumo a um objetivo comum.
  • Menos esforço em formar equipas
  • Aumento da competitividade
  • Trabalho mais especializado

Como reverso da medalha, existem também algumas desvantagens neste tipo de procedimento:

  • Problemas de RGPD
  • Falta de motivação dos trabalhadores
  • Pouca coesão de equipas

O planeamento é fundamental

Quando é implementada uma nova estratégia na empresa, o planeamento é fundamental. É importante que sejam cumpridos alguns passos importantes para que em todo o processo de outsourcing reflita um ganho final para a empresa. Deixamos alguns pontos a ter em conta se está a pensar implementar esta estratégia na sua empresa. Como referido anteriormente, são varias as áreas que podem ser contratadas em regime de outsourcing, bem como inúmeras as razões que levam as empresas a recorrer a entidades terceiras para encontrar resposta a alguns desafios do seu dia-a-dia.

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