Consultoria em recursos humanos: o que é e como fazer

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
09/01/2023
Consultoria em recursos humanos: o que é e como fazer

O motor da vida de uma empresa são, sem dúvida, as suas pessoas. Saber ou conseguir gerir todos os recursos humanos de uma organização pode ser desafiante. Uma consultoria de Recursos humanos apresenta soluções de desenvolvimento do capital humano às organizações, de forma a que os objetivos de negócio sejam alcançados mais facilmente. Entenda um pouco melhor todo este processo.

O que é uma Consultoria em Recursos Humanos?

A consultoria de recursos humanos trabalha a gestão de pessoas dentro de uma empresa ou organização. Dentro das suas principais áreas de atuação destacamos as áreas de Recrutamento e Seleção, o Desenvolvimento de Competências, a Avaliação de Competências e até um levantamento de todo o Clima da organização. 

Recrutamento e seleção 

Durante a vida de uma empresa, os processos de recrutamento e seleção são uma constante. Geralmente, o ideal é que uma empresa consiga construir uma equipa sólida, com colaboradores empenhados a longo prazo. No entanto, nem sempre é assim e as empresas vão sofrendo ausências temporárias ou permanentes nas suas equipas, que se transformam em verdadeiras dores de cabeça para os seus gestores. Uma das funções das empresas que fazem consultoria de Recursos humanos é precisamente agilizar todos os processos de recrutamento e seleção. Profundas conhecedoras do mercado de trabalho, são verdadeiros braços direitos dos departamentos de gestão de grandes empresas.

Na área das finanças e contabilidade, por exemplo, a Fed Finance destaca-se por prestar este serviço a empresas que necessitam de colaboradores com competências específicas nesta área de atuação, fazendo uma análise criteriosa de perfis até chegar a uma seleção de pessoas que acredita serem a melhor resposta às necessidades de determinada empresa. Outras existem que apostam numa assessoria mais centrada noutras áreas e outras ainda que fazem uma assessoria mais generalizada.

Desenvolvimento de competências

É fundamental que o desenvolvimento de competências dos trabalhadores esteja assegurado pela gestão de recursos humanos das empresas. Esta é uma premissa fundamental de forma a que todos os colaboradores possam manter-se atualizados nas suas funções. Para além disso, a formação profissional de todo o quadro de uma empresa é uma obrigação legal, descrita no Código do Trabalho.

Assim, é importante não descurar esta obrigação que é também uma mais valia tanto para a empresa como para o próprio funcionário. Todos ficarão a ganhar e só assim se criam equipas vencedoras. A organização, para além de estar a cumprir com todas as suas obrigações, terá na sua equipa pessoas mais preparadas e mais motivadas para as respetivas funções.

Avaliação de desempenho

Não menos importante é toda a avaliação do desempenho profissional da equipa e de cada um dos seus elementos. Esta avaliação deverá ser de forma contínua, devendo o profissional fazer parte de todo este processo. Só assim, poderá ser corrigido o que há a corrigir e serão promovidas boas práticas. As chefias deverão ter conhecimento dessas avaliações, de forma a poderem ser ativas em todo o processo. Resumindo, todas estas fases iniciam com uma análise e criação de um plano de ação, em que se vai analisar toda a dinâmica da empresa no que respeita aos seus recursos humanos. Depois segue-se uma fase de implementação de melhorias de acordo com as suas necessidades. Finalmente entra-se na fase de monitorização dos resultados. 

É importante reter que as monitorias em Recursos Humanos são importantes uma vez que são feitas por equipas especializadas no mercado de trabalho, o que agiliza todos os processos de gestão de pessoas. Para além disso, este tipo de ações, promove grandemente o ambiente de trabalho, uma vez que se criam pontes entre os vários interlocutores dentro das empresas e organizações. Todo este processo é sem dúvida facilitado por um terceiro interveniente, externo à empresa, que funciona como elemento facilitador entre a empresa e o trabalhador.