Dicas para responder à pergunta: "quais são as suas maiores qualidades?"

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
28/04/2022
Dicas para responder à pergunta: "quais são as suas maiores qualidades?"

É uma das perguntas mais comuns em entrevistas. Conheça as recomendações dos especialistas Fed Finance para formular a resposta ideal e alcançar o emprego dos seus sonhos.

Não improvise: pense na resposta previamente

O tempo é curto pelo que é importante que faça o trabalho de casa e leve preparado o que irá dizer. É importante saber de antemão quais são as qualidades que melhor o definem. Com esta pergunta o recrutador analisa se o candidato tem consciência daquilo em que é bom para o cargo. Avalia ainda o nível de confiança e honestidade. 

Combinar a resposta com a descrição do trabalho

Numa entrevista de emprego é preciso que as qualidades demonstradas estejam alinhadas com o perfil da vaga e da empresa. Relacione as suas qualidades com as funções que virá a desempenhar. Sugerimos que faça uma lista de todas as qualidades profissionais que mais salienta em si e que possam estar relacionadas com o emprego a que se está a candidatar. Selecione aquelas que considera que se enquadram no que o recrutador está à procura. Importa ter em mente que nem todas as qualidades pessoais que considera que mais o valorizam podem ter interesse e relevância para a área profissional a que se candidata.
Leia ainda: O que o diferencia dos outros candidatos? 

Dar respostas com exemplos, números, etc.

Seja relevante, específico e dê exemplos de momentos em que utilizou as suas qualidades em contexto empresarial. Quantifique seu valor. Se tem números que sustentam a sua experiência profissional e conquistas, evidencie-os. Na área das finanças empresariais esse é um trunfo.
Quanto mais preciso for, mais realista e envolvente se torna. Pratique o que pode dizer. Vai sentir-se muito mais confiante quando tiver que responder. Conte uma boa história, seja autêntico. Partilhe experiências relevantes sobre os seus trabalhos passados para ilustrar os pontos fortes.

Não se sobrestime, mas também não diminua o seu valor

Seja o mais real possível. O importante é ser verdadeiro consigo e sincero com o recrutador. Não caia em exageros. Seja honesto e humilde. Tente fugir aos clichés e responda de forma o mais natural possível dando relevo às suas competências e qualidades, adequadas à função.
Leia também: 6 dicas a fazer antes da entrevista com um recrutador

Para facilitar, elencamos algumas das qualidades mais comuns enunciadas em entrevistas de emprego. Mas não se esqueça de selecionar apenas as que se encaixam no seu perfil e vaga de emprego:

  • Organização
  • Flexibilidade
  • Responsabilidade
  • Competência
  • Empenho
  • Pontualidade e assiduidade
  • Proatividade
  • Dedicação
  • Iniciativa
  • Trabalho em equipa
  • Inteligência emocional
  • Facilidade de comunicação
  • Vontade de aprender

Leia ainda: Guia para gerir o seu stress antes de uma entrevista

Seja positivo, demonstre confiança e transmita a certeza que é o candidato ideal para o cargo. Entre em contacto com um consultor da Fed Finance Portugal se necessitar de aconselhamento adicional.
A Fed Finance encontra-se no centro de Lisboa. Os nossos consultores estão disponíveis todos os dias para definir o seu perfil e ajudá-lo(a) na sua pesquisa.


Comentários
Sem comentários ainda, seja o primeiro a reagir!
Comente