10 dicas para aumentar a sua produtividade no trabalho

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
06/06/2022
10 dicas para aumentar a sua produtividade no trabalho

Os dias parecem sempre curtos para tantas tarefas? Conheça as dicas dos especialistas Fed Finance para perder menos tempo e ter maior produtividade.

PRODUTIVIDADE E MELHOR DESEMPENHO

Como melhorar a produtividade no trabalho? Perder menos tempo e ter melhor desempenho? Trabalhar muitas horas até à exaustão e não conseguir ter vida pessoal são, grandes inimigos da produtividade. Quanto mais se sente cansado, menos capacidade tem para produzir. Tempo para a sua vida pessoal, hobbies e descanso são fundamentais para trabalhar com pleno vigor. A solução pode ser fácil adotando pequenas estratégias e evitando alguns hábitos menos eficazes.

10 DICAS PARA SER MAIS PRODUTIVO:

FOCO NUMA ÚNICA TAREFA DE CADA VEZ

Para aumentar a sua produtividade foque-se numa tarefa de cada vez. Siga o objetivo: comece, desenvolva e termine cada tarefa. Evite o multitasking que pode reduzir a sua produtividade. Mantenha a disciplina, foque a sua atenção exclusivamente em cada tarefa e assim que terminar, dedique-se a realizar a próxima.

EXPERIMENTE O MÉTODO POMODORO

Defina um temporizador, faça intervalos de 20-30 minutos para trabalhar, seguidos de 5 min. de pausas (onde faz realmente uma pausa), e repita depois. O objetivo é concentrar-se durante um curto, mas eficiente período de tempo, depois reinicie o seu foco e mente.

REDUZA O RISCO DE SER INTERROMPIDO

Feche a sua aplicação de e-mail durante a duração da tarefa. Reduzirá as hipóteses de se distrair com uma mensagem recebida, que pode esperar a maior parte do tempo 20 minutos antes de ser respondida. Desligue as notificações de redes sociais do telemóvel. Nunca se esqueça, quanto menores as distrações, maior será a sua produtividade.

PRIORIZE

Nem todas as tarefas são iguais. Algumas são realmente importantes, e precisam de ser executadas rapidamente, outras podem esperar (ou mesmo ser delegadas). Experimente criar vários níveis de prioridades (Ex: P1, P2 e P3) ou códigos de cores para cada tarefa.

DEDIQUE HORÁRIOS NA SUA AGENDA PARA DIFERENTES TAREFAS

Adquira uma agenda ou utilize o smartphone para anotar todas as suas tarefas e compromissos. Agenda organizada e planeamento de cada dia de trabalho, são a chave para o sucesso em matéria de produtividade.

APRENDA A DIZER NÃO

Obviamente com nível de razoabilidade, mas por vezes as tarefas não devem estar todas delegadas a si, ou não deve ter de reagir com urgência. Aprenda a estabelecer os seus próprios limites. É melhor dizer que não consegue fazer do que comprometer-se com algo que não consegue assegurar e depois falhar. Em alguns casos procure encontrar uma alternativa, sugerindo outra solução ou delegando a tarefa.

ORGANIZE REUNIÕES MAIS EFICIENTES

Demasiadas reuniões podem destruir a motivação e criar frustração ocupando demasiado tempo do dia. E nunca se esqueça se um e-mail pode resolver o assunto, não necessita de ser agendada uma reunião. Conheça as nossas dicas para ter reuniões eficientes e saudáveis.

DEFINA UM PLANO DE TRABALHO

Crie sempre uma “to do list”, com tarefas a executar, horário e prioridades. No final de cada dia deixe sempre um plano para o dia seguinte. Planeie a sua semana e faça revisões diárias à sua planificação.

ORGANIZE O SEU ESPAÇO DE TRABALHO

Manter a sua secretária limpa e organizada é fulcral para a mente e para aproveitar ainda melhor o seu tempo. A arrumação deve estender-se ao seu computador. Organizar o seu desktop, ficheiros e pastas para ser ainda mais eficiente. Mantenha também a sua caixa de e-mail limpa e organizada.

O SEGREDO DA PRODUTIVIDADE

O segredo para uma maior produtividade é simples: não precisa de trabalhar mais, mas sim melhor. Uma boa gestão de tempo, organização, planeamento e foco, são a receita para o sucesso. A produtividade não se mede pela quantidade de horas que trabalha, mas sobretudo pela qualidade do seu trabalho.

Maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, assim como a definição de períodos de descanso, são dois fatores essenciais para a sua capacidade produtiva. Saiba como conseguir desligar do trabalho.

Contacte os nossos consultores Fed Finance e obtenha os melhores conselhos em matéria de recrutamento, otimização de currículos, compensação, etc. As empresas que se preocupam com o bem-estar são mais propensas a ter colaboradores produtivos, felizes e saudáveis.


Comentários
Sem comentários ainda, seja o primeiro a reagir!
Comente