Como promover o bem-estar dos seus colaboradores

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
13/01/2022
Como promover o bem-estar dos seus colaboradores

As empresas que se preocupam com o bem-estar dos seus funcionários são mais propensas a ter colaboradores produtivos, felizes e saudáveis. Com a pandemia, este tema ganhou ainda mais relevância. Neste artigo saiba como criar uma estratégia de bem-estar para garantir que os seus colaboradores e o seu negócio crescem.

O que é o bem-estar dos funcionários?

O bem-estar dos funcionários refere-se a como o seu trabalho – deveres, expectativas, nível de stresse e meio ambiente – afetam a sua saúde e felicidade. Engloba saúde física, psicológica e social. O bem-estar é um dos critérios mais importantes para os jovens licenciados que entram no mercado. Ao criar um ambiente de trabalho agradável, pode construir a sua marca empregadora e tornar-se numa empresa em que as pessoas gostariam de trabalhar. Também pode ajudar a aumentar a produtividade do trabalho do seu colaborador: bem-estar é sinónimo de motivação no local de trabalho.

A chave para a felicidade no trabalho 

O bem-estar é um fator-chave para determinar o sucesso e a eficácia de uma organização a longo prazo. A nível mundial, estima-se que 264 milhões de pessoas sofrem de depressão, uma das principais causas de incapacidade, sendo que muitas destas pessoas também sofrem de sintomas de ansiedade. Um estudo recente conduzido pela OMS – Organização Mundial de Saúde estima que a depressão e os distúrbios de ansiedade custam à economia global 1 trilião de dólares por ano em perda de produtividade.

Fatores que criam bem-estar no trabalho: 

  • Bom ambiente, em termos de relações humanas e convívio.
  • Gestão próxima e de qualidade.
  • Reconhecimento profissional e recompensas por mérito
  • Sensação de igualdade e respeito por todos.Flexibilidade de horários.
  • Tarefas claras e ajustadas ao perfil de cada funcionário e objetivos organizacionais
  • Sentimento de pertença à organização.

Como atuar?

  • Pergunte aos seus funcionários o que poderia ser feito para melhorar. Realize um inquérito centrado em diferentes tópicos, tais como: equilíbrio entre trabalho e vida pessoal; ambiente de trabalho; gestão; vida da empresa. Ouça as suas preocupações e necessidades, o que mais valorizam na organização e na sua experiência de trabalho. 
  • Analise os dados e crie um plano para melhorar as áreas em falta e procedimentos. 
  • Certifique-se de que tem alguém na empresa com quem o seu colaborador possa falar. 4th article | dec. 2021 | Andreia Martins How to ensure the well-being of your employees 2 
  • Avalie as mudanças. Analise constantemente a eficácia da estratégia que implementou e faça melhorias. Encontre novas soluções e melhore processos de forma contínua.

Ações que pode criar: 

Reforço da formação. Promova workshops, conferências, oficinas de inovação que apelem à criatividade ou outro tipo de eventosformativos. Dê novas oportunidades, por exemplo em trabalho remoto, noutra função dentro da empresa ou até noutro país, se for viável. 

Reavaliar as vantagens dadas aos seus colaboradores. Tenha em atenção as políticas de pagamento justo e benefícios oferecidos.

Criar áreas de relaxamento e espaços seguros no seu escritório. Imagine ações que possam aliar a prática de exercício ao networking com profissionais de grandes empresas. Todos saem a ganhar! Promova massagens no escritório, tenha disponível a oferta diária de fruta e estabeleça parcerias com empresas de comida saudável e ginásios.

Ambiente de trabalho. Crie uma área de trabalho ergonómica e inclusiva. O mobiliário mais confortável e a existência de plantas e espaços verdes são estratégias hoje em dia em voga.

Organizar team buildings. O team building pode ser feito a partir de diversas atividades: desportivas, artísticas ou lúdicas. Organize dias para combate ao stress, meditação e eventos próprios para as famílias dos colaboradores.

Ofereça horários de trabalho flexíveis. Mostre consideração pelos compromissos pessoais ou assuntos familiares dos seus colaboradores.

Benefícios de uma estratégia de bem-estar corporativa: 

  • Níveis mais altos de desempenho.
  • Melhor produtividade.
  • Menor rotatividade de funcionários.
  • Atração dos melhores talentos.
  • Ser reconhecida como uma empresa fantástica para se trabalhar!

Em resumo, descubra aquilo que apaixona e motiva os seus colaboradores e defina uma estratégia eficaz. Os custos inerentes às iniciativas de bem-estar economizam dinheiro às empresas a longo prazo, tornando-se um investimento inteligente. Pretende reforçar a sua equipa? Contacte a Fed Finance Portugal