Como Liderar e Motivar Equipas de Trabalho: Estratégias Eficazes

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
18/11/2022
Como Liderar e Motivar Equipas de Trabalho: Estratégias Eficazes

São vários os estudos que evidenciam que uma das chaves para o sucesso de uma organização está na sua liderança e de como esta pode contribuir positivamente para criar e manter uma equipa de trabalho coesa, motivada e, por consequência, mais produtiva. Saiba quais os segredos para uma boa liderança e como motivar a sua equipa de trabalho.

Um dos grandes desafios com que um gestor de equipas se defronta diariamente é o de garantir que os seus colaboradores se mantenham unidos e capazes de atingir os seus objetivos. Conheça as 7 dicas infalíveis para ter sucesso na tarefa de liderar e motivar equipas. 

Saber comunicar

Saber comunicar e manter um processo de comunicação ativo com os colaboradores, é um dos segredos dos grandes líderes e gestores de empresas. Uma pessoa que seja capaz de manter um canal de comunicação aberto com o seu grupo de trabalho, vai ser um líder com uma maior capacidade de motivar e de inspirar aqueles que são os seus maiores aliados para alcançar os objetivos propostos. Tenha em mente que todo o processo de comunicação passa por conhecer bem os seus interlocutores, saber ouvi-los e conhecer as suas necessidades.

Assumir responsabilidades

Assim como uma chefia deve ter a capacidade de tomar decisões, esta deve saber assumir as responsabilidades quando algo não corre da melhor forma. Uma atitude proativa em momentos de crise por parte de quem está a liderar um grupo de trabalho, irá promover junto de todos, sentimentos de maior confiança e coesão.

Incentivar e premiar os melhores

Os incentivos são fundamentais para motivar um trabalhador. E quem se destaca por desenvolver um trabalho de maior qualidade deve ser recompensado. Quando uma empresa não tem implementado um sistema de recompensas, isto levará inevitavelmente a sentimentos de desmotivação e de que um maior e melhor empenho não compensa. Assim, procure premiar aqueles que se destacam e procuram superar-se nas suas funções, seja através de incentivos verbais (um elogio), monetários, horas de descanso extra, ou outros.

Promover o desenvolvimento de competências

Para que um trabalhador se sinta motivado é essencial que este percecione a sua capacidade de evolução e de crescimento na organização em que está inserido. Caso contrário, corre o risco se instalarem sentimentos de estagnação com grande desmotivação como consequência. Procure desenvolver um programa de competências adaptado a cada colaborador de forma a proporcionar o seu crescimento através de formações, palestas ou workshops.

Dar a conhecer a missão por detrás de cada tarefa

Por mais simples que seja uma tarefa esta tem sempre um objetivo, uma finalidade. É essencial que cada elemento da sua equipa tenha plena noção de qual o impacto do seu trabalho na vida da empresa ou do consumidor final. Procure realçar a importância de cada função junto da sua equipa. Por mais básica que seja, se todos souberem o quanto são relevantes nas suas funções, mais comprometidos se sentirão em desenvolver um bom trabalho.

Não esquecer o poder de delegar

Muitas vezes sentimos dificuldade em delegar tarefas e responsabilidades com receio de que surjam erros ou que o trabalho não fique bem feito. Um bom líder tem de saber reconhecer o momento certo para delegar nos outros, tarefas e responsabilidades. Só desta forma vai permitir um maior crescimento profissional dos seus colaboradores, estimulando a sua confiança e permitindo um maior desenvolvimento da autonomia de cada um.

Promover bom ambiente

Sendo a coesão de uma equipa fundamental para o seu bom funcionamento, procure sempre desenvolver um ambiente saudável entre todos de forma que o grupo se conheça melhor e que sejam gerados sentimentos de confiança. Neste sentido, as dinâmicas de team building e a promoção de momentos de convívio, podem ter um impacto muito positivo no seio de uma equipa de trabalho. 

Como é evidente, as consequências de uma boa liderança têm um impacto direto na motivação de um grupo de trabalho e, consequentemente, nos seus níveis de produção, na redução dos níveis de abstenção, na saúde dos colaboradores e no seu sentimento de lealdade perante a organização. Siga as nossas dicas e contribua para a saúde da sua empresa com uma equipa mais motivada e feliz.
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