Trabalhar à distância: 4 dicas

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
02/03/2022
Trabalhar à distância: 4 dicas

O COVID trouxe a realidade do trabalho a partir de casa. Há muitas empresas que já adotaram o trabalho à distância como o seu modelo de trabalho no futuro ou avançam com modelos híbridos. Esta prática deverá desenvolver-se mesmo após o fim da crise, por isso aqui ficam 4 dicas importantes para o sucesso.

Tenha o seu próprio espaço de trabalho

Crie um espaço dedicado a trabalhar remotamente. É fácil misturar vida pessoal e privada quando se trabalha a partir de casa, pelo que ter um espaço específico para o trabalho permite desligar quando sai de perto do computador.
Preocupe-se em ter um espaço confortável, com boa luz, que estimule a sua criatividade e produtividade.
Invista em algum equipamento, se necessário: aparelhos auditivos de cancelamento de ruídos, uma cadeira confortável, rato ergonómico e microfone. É muito importante também ter uma conexão rápida e estável de internet. Tudo o que o ajude a passar tempo de qualidade a trabalhar a partir de casa.

Comunique

Trabalhar a partir de casa pode ser solitário, por isso estabeleça horários dedicados a discutir projetos, tarefas e a trocar experiências com os seus colegas. Podem ser reuniões, chamadas não formais, reuniões de equipas remotas, grupos de chat, etc. Certifique-se que se mantém ligado à sua equipa.
Mantenha a sua equipa atualizada sobre a sua agenda. O que está a trabalhar no momento, tarefas em curso, planeamento, projetos, etc. É melhor comunicar em excesso do que não dar nenhuma informação, o que pode ser prejudicial para o resto da equipa.

Leia também: Dicas para organizar reuniões de equipa mais eficientes

Crie uma rotina

É importante manter-se motivado, por isso tente construir uma rotina para o ajudar. Prepare-se de manhã, organize o seu fluxo de trabalho, faça pausas, evite distrações exteriores nas horas de trabalho e seja pontual nos compromissos online. As pausas são fundamentais ao longo do dia de trabalho, para garantir a produtividade. Evite realizar as suas tarefas pessoais durante o horário de trabalho.
Defina também um tempo de fim para o seu trabalho: semelhante ao ponto de trabalho na empresa, defina um tempo após o qual irá desligar.
É importante descansar. Tal como não trabalharia 24h no escritório, implementar isso também a partir de casa e envolver-se em atividades não relacionadas com o trabalho é fundamental. Saia, pelo menos, uma vez por dia para caminhar ou fazer alguma atividade física ou simplesmente despejar o lixo.
Estabeleça limites, um horário fixo, com hora de entrada e de saída, sempre que for possível, é uma vantagem.

Encontre outro espaço de trabalho

Trabalhar à distância não significa trabalhar 100% a partir de casa. Se tiver dificuldade em ser produtivo a partir de casa, tente trabalhar a partir de um espaço de coworking. Nestes espaços físicos compartilhados por várias empresas, fora de casa, pode também conhecer outras pessoas. Seguindo as tendências do freelancing e das start-ups, os coworkings reúnem diariamente profissionais num ambiente inspirador. Aproveite e promova o networking com pessoas de diferentes áreas, ligadas ou não ao seu negócio.
Em resumo, com o fim do teletrabalho obrigatório, a maioria dos portugueses quer passar para um regime misto, onde o trabalho presencial e o remoto coexistam. Encontre estratégias para ser produtivo, feliz e saudável enquanto trabalha em casa. Se tiver em mente estas quatro dicas, é provável que crie bons hábitos de ambiente de trabalho, muito importantes para o seu sucesso profissional e carreira.

A Fed Finance - empresa de recrutamento temporário e permanente para cargos de contabilidade e finanças – disponibiliza diariamente ofertas de emprego com possibilidade de trabalho remoto.


Leia também: 
Como promover o bem-estar dos seus colaboradores
Dicas para negociar o seu salário


Comentários
Sem comentários ainda, seja o primeiro a reagir!
Comente