Porque é que Portugal é um país atrativo para trabalhar em Finanças?

Publicado pela Fed Finance dans Conselhos de emprego
01/10/2021
Porque é que Portugal é um país atrativo para trabalhar em Finanças?
O surto Covid-19 trouxe um impacto enorme à economia mundial, contudo para Portugal foi um ano histórico em termos de investimento. Saiba porque é que os profissionais internacionais devem considerar trabalhar em Portugal e porque é que o nosso país é atrativo para posições na área financeira.

Portugal no Top 10 dos destinos de investimento na Europa

Apesar da crise pandémica Portugal alcançou o Top 10 dos destinos de investimento na Europa, posicionando-se como um dos principais destinos de Investimento Direto Estrangeiro (IDE), Com 154 projetos registados, num estudo desenvolvido pelo EY Attractiveness Survey Portugal. Este estudo do EY revela as principais considerações dos executivos relativamente aos seus investimentos, sendo constituído por um painel representativo de líderes de negócio e decisores internacionais. Portugal atingiu este recorde de projetos de IDE sendo que mais do que duplicou o valor do ano anterior e criou mais de 12.000 postos de trabalho.

Em Portugal o surto COVID-19 foi efetivamente um acelerador do crescimento tecnológico e da implementação de novos projetos, sobretudo nos sectores do digital e da tecnologia. A pandemia também trouxe o aumento do trabalho remoto, existindo a possibilidade de trabalhar de forma virtual, sem que haja necessidade de emigrar. Segundo o estudo, a indústria transformadora continua a liderar com 24% dos projetos, sobretudo ao nível da indústria automóvel. Em segunda instância, surgem os investimentos em serviços de IT e digitais. De realçar também foi o estabelecimento da Microsoft em Lisboa ou o investimento da Altice Labs nos Açores. Recordamos que em 2009, Portugal apresentou uma série de benefícios fiscais tanto para os cidadãos da UE como para os não-membros da UE, o que facilitou obtenção de residência e tornou financeiramente rentável a fixação. 


Portugal é um país com características únicas:

  • Possui um clima ameno, muito agradável.
  • Segurança. Existe uma perceção de Portugal como país seguro.
  • Boa qualidade do sistema educativo.
  • Hospitalidade do povo português.
  • A cultura amigável. Tem uma herança cultural muito rica.
  • A gastronomia, muito apreciada.
  • Nível de inglês de boa parte da população.
  • Custo de vida. O custo de vida em Portugal é relativamente baixo em comparação com outros destinos na Europa.
  • Disponibilidade e qualificações da mão de obra. Competências dos trabalhadores, formativas e em termos de soft skills.
  • Saúde. O sistema público de saúde de Portugal tem uma excelente reputação.

Principais fatores de atratividade em Portugal?

  • Qualidade de vida e estabilidade social.
  • Fiabilidade e cobertura de infraestruturas (transportes, telecomunicações e energia).
  • Talento no mercado de trabalho.

Os investidores estão otimistas quanto à atratividade da Europa, como destino de investimento nos próximos três anos, reforçando a importância da questão da aceleração digital. Uma espécie de hub de startups criativas e tecnológicas está a ganhar amplitude em Lisboa. Conheça as perspetivas dos especialistas sobre os desafios ou oportunidades em 2021. Em suma, Portugal posiciona-se favoravelmente no contexto Europeu, e neste estudo os executivos inquiridos consideraram que Portugal será o 8.º país mais atrativo em 2021.

E em termos de formação em Finanças?
Caso tenha interesse em reforçar as suas competências académicas, em termos de formação em Finanças, Portugal tem quatro mestrados entre os 55 melhores do mundo. Pelo 10.º ano consecutivo, a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) é a universidade portuguesa mais bem classificada no Ranking Masters in Finance do Financial Times. Além da Nova SBE, o Ranking Masters in Finance 2021 distingue os mestrados da Católica-Lisbon, do ISEG e do ISCTE Business School. 

Melhores empresas para trabalhar em Portugal
E em termos de empresas, quais serão os melhores lugares para trabalhar? Conheça o TOP 30 das melhores empresas para trabalhar em Portugal, distinguidas pela Great Place to Work, entidade internacional que ajuda as organizações a identificar, criar e manter ambientes de trabalho de excelência.


Se ficou motivado com as expectativas para Portugal e tem interesse em trabalhar na área das Finanças, consulte as nossas ofertas de emprego Fed Finance Portugal ou deixe-nos a sua candidatura espontânea


Comentários
Sem comentários ainda, seja o primeiro a reagir!
Comente