Porque é que as empresas podem ter dificuldades em recrutar?

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
05/11/2021
Porque é que as empresas podem ter dificuldades em recrutar?
Contratar um profissional é difícil e dispendioso. Sabemos que encontrar o talento certo é fundamental para construir uma empresa de sucesso. Nunca se esqueça que uma contratação errada gera desgaste humano e financeiro. Por isso, é tão importante estar atento a alguns detalhes na hora de recrutar.

As necessidades não são suficientemente explicitas

Se a descrição do trabalho não for suficientemente atraente e as necessidades não forem bem identificadas, pode resultar numa falta de bons candidatos. É necessário ter tempo para construir uma divulgação de forma otimizada:

  • Um título que atraia as pessoas certas
  • Uma descrição de vaga motivadora
  • Requisitos obrigatórios e desejáveis para o cargo
  • Um resumo sobre a cultura da empresa
  • Determinação da faixa salaria
  • Especificação de benefício


Utilização do meio errado para divulgar a oferta de emprego
Os candidatos estão em todo o lado, online e offline. No entanto, existem tantas formas de os alcançar que por vezes pode ser difícil ter a certeza que está a conseguir atingir o alvo certo. Certifique-se que está a divulgar nas plataformas certas para o seu sector. Ao conhecer exatamente o tipo de perfil profissional que pretende para a sua empresa, é importante descobrir quais os tipos de espaços que frequentam e que sites e portais acedem, para que tenham acesso à sua oferta de emprego.
As Redes Sociais, nomeadamente o Linkedin, estão a assumir um papel importante na área de Recursos Humanos, sendo uma boa ferramenta utilizada em processos de recrutamento de colaboradores especializados ou na procura de novos talentos.
Invista algum tempo recrutando fora do escritório, muitas vagas são preenchidas via networking. Recorrer a serviços especializados de Recrutamento e Seleção é uma prática já utilizada por muitas empresas, pois sabem que estas empresas possuem uma base de dados própria e bases de dados externas e dispõem de ferramentas de avaliação de candidatos.


Problema de metodologia
A tarefa de recrutar novos trabalhadores, sobretudo em pequenas empresas, é dada a um gestor ou diretor que poderá não estar bem familiarizado com os métodos de recrutamento. Esta opção poderá conduzir a más escolhas.
Cultura da empresa: o profissional precisa encaixar-se perfeitamente no ambiente da empresa. É nas organizações mais pequenas e consequentemente com menos recursos que a escassez de talento é mais sentida. Importa conhecer as práticas corretas dos processos de recrutamento, ter as ferramentas adequadas e profissionais devidamente qualificados para que a sua empresa consiga fazer boas contratações, estruturando equipas com excelente desempenho.
Não demorar muito tempo no processo de recrutamento também é importante pois muitos candidatos só ficam disponíveis por um curto espaço de tempo.
Compromisso com a diversidade e inclusão são dois elementos cruciais para atrair os melhores talentos.


Falta de currículo ou falta de bom currículo
Por vezes uma necessidade é tão específica que pode ser difícil atrair candidatos. Não ter um grupo de candidatos qualificados é talvez o problema mais comum de recrutamento de funcionários que existe.
Apostar na descrição detalhada da função é muito importante, por exemplo com certas certificações ou qualificações para excluir aplicações de trabalho que não importam para o cargo.
Empresa com boa reputação no mercado. Quanto melhor é a imagem da sua marca, maior é a probabilidade de os candidatos relevantes se inscrevam para a vaga. Os funcionários querem trabalhar numa empresa com boa reputação no mercado.
Recomendações de funcionários. Há uma forma de fazer com que sua empresa e a sua oferta de emprego se destaquem, através de referências de funcionários. Profissionais competentes confiam no passa-palavra dos seus pares. Tente criar uma excelente experiência de candidato e notoriedade da empresa para ser atrativo para os candidatos em potencial.


Qual é a solução?
Tente contratar uma empresa de recrutamento como a Fed Finance. Respondemos a todas as problemáticas acima descritas e aconselhamos com profissionais qualificados. A Fed Finance é composta exclusivamente por profissionais dedicados às profissões na área financeira e da contabilidade e proporciona-lhe diariamente o conhecimento do sector financeiro e do mercado português, para todas as suas necessidades de recrutamento. A Fed Finance poderá ser o seu parceiro para contratações em trabalho temporário ou permanente. Para responder o mais rapidamente possível às suas necessidades, A Fed Finance combina diferentes métodos de recrutamento :

  • Abordagem direta
  • Anúncios
  • Redes
  • Base de dados Fed Finance e bases de dados externas

Em contacto diário com o mercado de trabalho português, aconselhamos ao longo do processo de recrutamento sobre o perfil adequado, a remuneração, etc.




Comentários
Sem comentários ainda, seja o primeiro a reagir!
Comente