Descrição de funções: dicas para ter impacto nos candidatos

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
01/04/2022
Descrição de funções: dicas para ter impacto nos candidatos

Uma contratação errada gera desgaste humano e financeiro. Por isso, é tão importante a forma como apresenta o anúncio da descrição da vaga de emprego. Atraia exatamente quem pretende.

O QUE É UMA DESCRIÇÃO DE FUNÇÕES?

Sendo uma ferramenta muito útil para a área de Recursos Humanos de qualquer empresa, a descrição de funções (job description) permite definir as principais tarefas, responsabilidades, competências e habilidades relacionadas com um determinado cargo. Em suma, permite listar e definir as funções e responsabilidades dessa vaga na estrutura organizacional da empresa. 

ATRAIR OS MELHORES TALENTOS

Quando a descrição do cargo de uma empresa é feita corretamente, os benefícios são notáveis. Ao definir adequadamente as características e requisitos para o cargo, a empresa tem mais hipóteses de atrair a atenção dos candidatos adequados para a vaga.
Se a descrição do trabalho não for suficientemente atraente e as necessidades não forem bem identificadas, pode resultar numa falta de bons candidatos ou a existência de candidatos desadequados para o cargo. É necessário ter tempo para construir uma divulgação de forma otimizada. Conheça bem as consequências de um mau recrutamento para as empresas e evite-o. 

MARCA EMPREGADORA

A sua vaga de emprego é o primeiro contato do candidato com a sua empresa. E a descrição dela diz muito sobre a sua marca empregadora. O candidato tem que se sentir representado e cativado pelo texto.
Atualmente, as empresas que mais crescem, atraem e retêm talentos apostam numa estratégia de employer branding. Posicionar-se como uma boa empresa para se trabalhar tem um efeito positivo nos novos funcionários que virão e na equipa que já trabalha consigo. Para minimizar riscos deve apostar num procedimento de recrutamento bem estruturado. Delegar o processo de recrutamento e seleção liberta a empresa para que mantenha o foco naquilo que é o seu negócio. 

CHECKLIST – DESCRIÇÃO DE FUNÇÕES:

  • Breve história e resumo geral da empresa;
  • Objetivos e missões: porque é que contrata alguém? Descrever as missões e dar contributos sobre as tarefas, dando-lhes prioridade por ordem;
  • Descreva para que departamentos o candidato terá de trabalhar e porquê; nível de experiência (por exemplo: júnior, sénior, estagiário), hard skills, soft skills, e tente relacioná-los com as missões que descreveu anteriormente;
  • Dar detalhes sobre: localização, software utilizado, salário, bónus, vantagens, possibilidade de trabalho à distância, KPI’s, etc.

Criar um perfil de candidato ideal vai ajudar a atrair mais pessoas qualificadas e facilitará a escolha no momento de decidir quem entrevistar. Complete o seu perfil de candidato perguntando às equipas que irão trabalhar com a nova contratação o que esperam.
O recurso a uma agência de recrutamento pode ajudar a reduzir os riscos envolvidos na contratação de um novo funcionário para a sua empresa. Saiba porque não deve prescindir do serviço de uma agência de recrutamento

PRECISA DE AJUDA PARA RECRUTAR PROFISSIONAIS DE FINANÇAS, GESTÃO OU CONTABILIDADE?

Tente contratar uma empresa de recrutamento como a Fed Finance, com profissionais qualificados que podem aconselhar sobre todas as problemáticas acima descritas. A Fed Finance contacta diariamente com o sector financeiro, mercado português e internacional, para todas as necessidades de recrutamento.
Deixe o seu recrutamento connosco!


Comentários
Sem comentários ainda, seja o primeiro a reagir!
Comente