Ambiente tóxico no trabaho: fique atento aos sinais de alerta

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
02/02/2024
Ambiente tóxico no trabaho: fique atento aos sinais de alerta

Nos dias de hoje, passamos a maior parte do nosso tempo no local de trabalho. É, por isso, crucial que esse ambiente seja saudável e propício ao crescimento pessoal e profissional. Infelizmente, nem todas as empresas proporcionam uma atmosfera positiva e, muitas vezes, um clima organizacional tóxico afeta negativamente a saúde física e mental dos colaboradores e a produtividade e a satisfação geral com o emprego.

As consequências que advêm deste tipo de ambientes nas organizações são várias. Vamos enumerar algumas:

  • Esgotamento e depressão: Altos níveis de stress e pressão constantes a que estão sujeitos os trabalhadores podem levar a problemas de saúde mental, como esgotamento e depressão.
  • Baixa produtividade: Quando os colaboradores estão infelizes ou enfrentam conflitos constantes, a sua produtividade pode diminuir significativamente.
  • Altos níveis de absentismo: Um ambiente de trabalho tóxico pode levar a altos índices de absentismo, uma vez que os colaboradores podem preferir ausentar-se a confrontar-se diariamente com situações desagradáveis.
  • Perda de talentos e um alto nível de Turnover: Colaboradores competentes podem deixar a empresa na procura de um ambiente mais saudável e positivo.
  • Danos Employer Branding da empresa: Um ambiente tóxico pode manchar a reputação da empresa e prejudicar a capacidade de atrair novos talentos.

Identificar as “red flags” que nos indicam a presença de um ambiente tóxico é essencial para saber lidar com essa situação de forma adequada. Esteja atento aos sinais de alerta mais comuns:

ALTOS NÍVEIS DE STRESS

Se se sentir constantemente tenso e ansioso no trabalho, este pode ser um indício de um ambiente tóxico.

FALTA DE COMUNICAÇÃO SAUDÁVEL

Quando as informações não são dadas clara e lealmente, provocam conversas de corredor ou até mesmo agressões verbais, o que pode indicar a presença de um ambiente pouco saudável.

AUSÊNCIA DE APOIO E RECONHECIMENTO

Falta de apoio, nomeadamente por parte das equipas de chefia e o reconhecimento pelo trabalho realizado pode minar a motivação e causar insatisfação.

CONFLITOS CONSTANTES

Se as discussões e os conflitos são comuns no ambiente de trabalho, isso pode sinalizar problemas de relacionamento e falta de gestão adequada.

ALTA ROTATIVIDADE

Se muitos funcionários deixam a empresa de forma constante, este é certamente um forte indicativo de um ambiente tóxico.

CLIMA DE COMPETIÇÃO DESLEAL

Esteja atento quando os colaboradores são estimulados a competir uns com os outros, aos invés de serem chamados a colaborar.

Lidar com um ambiente de trabalho inadequado não é uma tarefa fácil, mas existem estratégias pessoais que podem ajudar a minimizar os seus efeitos negativos. Se está a viver num destes contextos siga as nossas dicas para não se deixar afetar negativamente.

  • Estabeleça limites: Aprenda a definir limites claros e tente evitar envolver-se em situações tóxicas. Concentre-se nas suas responsabilidades e na sua própria produtividade.
  • Construa uma rede de apoio: Tente estar perto de colegas de trabalho que partilhem a mesma forma de estar e estabeleça conexões com pessoas positivas e inspiradoras.
  • Invista no autocuidado: Quando vivemos num ambiente de trabalho pouco saudável, é fundamental manter uma rotina de autocuidado na nossa vida pessoal, com práticas como exercícios físicos regulares, meditação e hobbies que nos ajudem a relaxar.
  • Aprimore as suas competências de comunicação: Faça desta circunstância menos boa uma oportunidade para desenvolver as suas competências de comunicação e de resolução de conflitos. Esta é uma ótima estratégia para o ajudar a diminuir a tensão e estabelecer relacionamentos positivos.
  • Pense em soluções criativas: Procure formas inovadoras de enfrentar os desafios, propondo às suas chefias soluções práticas para minimizar os impactos do ambiente tóxico no seu dia-a-dia.

Embora sejamos encorajados a enfrentar e superar desafios, existem situações em que uma mudança de emprego pode ser a solução mais saudável. Quando começamos a identificar

impactos significativos na nossa saúde, quando já não identificamos oportunidades de crescimento na empresa, quando não nos sentimos minimamente alinhados com os valores da empresa e não existe qualquer progresso na solução de problemas, talvez tenha chegado o momento de pensar noutro desafio profissional. Se decidir mudar de emprego, deixamos-lhe algumas dicas:

  1. Avalie suas competências e interesses para o ajudar a encontrar um trabalho que atenda às suas necessidades
  2. Construa uma rede de contatos sólida para obter informações sobre oportunidades de emprego e obter referências profissionais. O LinkedIn é uma ótima ferramenta para o efeito;
  3. Atualize seu currículo e perfil online para garantir que estes estejam atualizados e otimizados para atrair a atenção de potenciais empregadores;
  4. Prepare-se para entrevistas pesquisando sobre a empresa a que se está a candidatar. Ir preparado é meio caminho andado para se mostrar mais confiante;
  5. Cuide do seu bem-estar levando a sério a sua saúde física e mental durante esta transição. Mantenha uma rotina saudável e procure apoio, se necessário;
  6. Contacte um especialista em recrutamento de forma a obter uma ajuda extra para reorientar a sua vida profissional. Desta forma, a sua mudança de emprego será certamente mais rápida e mais bem sucedida. Se for um profissional na área de Finanças e Contabilidade, contacte a Fed Finance Portugal que presta todo o apoio a quem procura emprego dentro desta área;
  7. Fique atento a ofertas de emprego dentro da sua área de trabalho, regularmente. Tente adotar uma rotina para que possa consultar e responder às várias vagas de emprego que corresponderem aos seus interesses.

Ao identificar estratégias pessoais para enfrentar um ambiente tóxico no seu local de trabalho e saber quando é hora de mudar de emprego, pode procurar uma opção profissional mais saudável e gratificante. Lembre-se de que a sua felicidade e bem-estar são fundamentais para o seu sucesso profissional.