Técnicas de dinâmicas de grupo

Publicado pela Fed Finance em Conselhos de emprego
05/04/2023
Técnicas de dinâmicas de grupo

As Técnicas de Dinâmicas de Grupo podem e devem ser utilizadas em processos seletivos. Fique a saber quais as principais vantagens de trazer este tipo de dinâmicas para um processo de recrutamento e seleção.

Quando falamos em Dinâmicas de Grupo devemos falar de Kurt Lewin, um dos fundadores da Psicologia Social e um dos responsáveis por colocar em evidência a personalidade dos indivíduos relacionando-a com o conceito de grupo e de liderança. Em resultado dos vários estudos que levou a cabo em torno destes conceitos, Kurt Lewin conclui que a dinâmica dos grupos em que os indivíduos estão inseridos vai determinar os seus comportamentos individuais e isso irá refletir-se na organização e gestão do seu trabalho. Importa assim refletir sobre o que trata o conceito de dinâmica de grupo, a sua importância e em que circunstâncias pode esta técnica ser utilizada.

O que é uma dinâmica de grupo?

A Técnica de Dinâmica de Grupo é uma ferramenta utilizada que permite identificar e/ou trabalhar determinadas competências num grupo de indivíduos que pode ser utilizada nas mais variadas situações e contextos. Este processo tem sempre determinado objetivo por trás da sua utilização. O grupo de trabalho pode ser um grupo de crianças em ambiente escolar, um grupo de pessoas em contexto terapêutico, um grupo de trabalhadores de uma empresa ou um grupo de pessoas no âmbito de um processo seletivo, por exemplo.

O conjunto de pessoas, enquanto elemento global e, cada indivíduo em particular, irá mostrar o que pode e deve ser trabalhado naquela sessão e noutras sessões futuras se for o caso. Neste tipo de ambiente cada elemento poderá mostrar-se de forma mais transparente e sem filtros nem barreiras. Dessa forma, o objetivo da sessão poderá ser atingido de maneira mais fácil. Cada sessão deverá ser realizada em determinado tempo previamente estabelecido e esse tempo deve ser cumprido. Não deve ser mais nem menos.

Quando usar a Dinâmica de Grupo? Quais os momentos certos?

Os objetivos para cada sessão devem ser previamente traçados de forma que sejam cumpridos e para que tudo corra sem impedimentos. Se nos debruçarmos nos processos seletivos, estes podem ter por objetivo um momento de quebra-gelo, por exemplo. Por outro lado, podemos querer avaliar determinadas competências ou perfil de personalidade dos participantes. Podemos também recrutar alguém para um determinado cargo, de chefia, por exemplo. Nesse sentido, devemos orientar a nossa Dinâmica de Grupo, de forma a avaliar competências orientadas para essa função. Já num ambiente de empresa e de trabalho, as dinâmicas de grupo podem ser muito benéficas para trabalhar determinados aspetos no seio de uma organização, nomeadamente, aspetos como o espírito de grupo, a entreajuda, a confiança ou a partilha.

Neste caso, dinâmicas de grupo como a “Ilha Deserta” em que os participantes devem eleger quais os colegas com os quais pretendem vivenciar determinada situação, podem ser utilizadas uma vez que permitem avaliar a qualidade de relação entre o grupo. Outra dinâmica comum nas empresas é aquela vulgarmente chamada “Dinâmica da Ilha do Tesouro”. Esta tem como objetivo perceber o nível de colaboração e união entre os vários colaboradores.

Exemplos de Dinâmicas de Grupos orientadas para Processos Seletivos

  • Dinâmica de Integração

Aqui é proposto aos candidatos que escrevam quais as suas qualidades, defeitos e curiosidades. Assim poderemos avaliar algumas das suas aptidões comportamentais e conhecer um pouco melhor as pessoas que se estão a candidatar à vaga proposta. 

  • 2 Verdades e 1 Mentira

Neste clássico, os participantes terão de se apresentar dizendo 2 factos verdadeiros sobre si e 1 mentira. Para além de ser um ótimo quebra-gelo, esta dinâmica irá permitir observar características nos candidatos como a criatividade, a iniciativa e a capacidade de argumentação. 

  • Dinâmica do Desafio

Embrulhe uma caixa com uma guloseima dentro (sem que os participantes vejam e indique que quem ficar com a caixa terá de realizar um desafio importante. Coloque uma música a tocar e faça rolar a caixa por entre os participantes. Quando a música parar, o candidato onde a caixa se posicionar será aquele que ficará com o suposto. Desta forma poderá verificar a forma como cada candidato lida com o desconhecido, se é uma pessoa ansiosa perante um desafio ou se os encara de forma tranquila. 

Em suma, quais as vantagens em adotar dinâmicas de grupo num processo seletivo?

  • Torna o processo mais dinâmico
  • Torna o processo mais rápido
  • Ajuda a identificar competências e aptidões nos candidatos
  • Retira pressão e alivia stress dos participantes